Buscar

Considerando o texto e conhecimentos correlatos, e de acordo com a perspectiva voltada para pensar as dinâmicas sociais dos espaços rurais e urbanos,

Considerando o texto e conhecimentos correlatos, e de acordo com a perspectiva voltada para pensar as dinâmicas sociais dos espaços rurais e urbanos, analise as afirmativas que seguem: ( ) Muitos dos aspectos violentos observados em áreas rurais do Brasil estão relacionados à predominância da informalidade nas relações de trabalho, ao desrespeito a direitos e ao não cumprimento de leis. ( ) No Brasil, as realidades sociais urbanas são tradicionalmente concebidas como distintas das realidades sociais rurais; contudo, nas últimas décadas, ambas têm apresentado uma série de semelhanças explicadas pelos fluxos econômicos, pela proximidade espacial e pelos problemas sociais partilhados por ambas. ( ) O boia-fria, o movimento dos Sem-Terra, o trabalho escravo e o trabalho infantil são expressões sociais que já desapareceram do Brasil rural. ( ) O trabalho escravo, a mão de obra imigrante e as unidades de produção familiar são expressões das desigualdades sociais do campo brasileiro. ( ) O crescimento do agronegócio no Brasil nas últimas décadas veio acompanhado de um proporcional aumento da “pobreza relativa”, pois a riqueza adquirida se concentrou principalmente nas mãos dos grandes produtores. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas: II, IV e V. II, III e IV. I, II, IV e V. II, III, IV e V. I, II e V.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A primeira afirmativa está correta. Existe uma grande violência explicada pelos trabalhos informais e sem que o patrão siga regras e respeitem os trabalhadores.

A segunda afirmativa está correta. Muitos dos problemas rurais também estão presentes nas sociedades urbanas.

A terceira afirmativa está errada. Ainda existem boias-frias, o MST e, infelizmente, trabalho escravo e trabalho infantil na zona rural.

A quarta afirmativa está correta, muitos problemas que ocorrem na zona rural tem como origem a desigualdade social.

A quinta afirmativa está correta. O crescimento do agronegócio prejudica ainda mais a desigualdade de renda e a concentração dos lucros nas mãos dos grandes latifundiários.

Portanto, a alternativa correta diz que I, II, IV, e V estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais