Buscar

Considere os elementos X e Y isótonos, se X apresenta número de massa de 102 e Y apresenta o número de nêutrons de 54, qual seria o número atômico do

Considere os elementos X e Y isótonos, se X apresenta número de massa de 102 e Y apresenta o número de nêutrons de 54, qual seria o número atômico do elemento X?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A primeira informação dita é que se trata de elementos químicos isótonos, isto é, eles possuem o mesmo número de nêutrons.

Além disso,é informado que o elemento químico Y possui 54 nêutrons. Como ambos são isótonos, temos que o elemento X também apresenta a mesma quantidade de nêutrons.

É dito também que o elemento químico X possui o número de massa igual a 102 e como a massa atômica se trata da soma do número de prótons e nêutrons, podemos descobrir a quantidade de prótons através do seguinte cálculo.


\[{massa = protrons{\text{ }} + {\text{ }}neutrons}\]


\[{102 = protons + 54}\]


\[{\boxed{protons{\text{ }} = 48}}\]

Portanto, o número de prótons do elemento X é igual a \(48\).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais