Buscar

Onde e como é aplicada a dosimetria de pena e quando a progressão de pena é aplicada?

💡 3 Respostas

User badge image

Herta Vieira

O Código Penal adotou o sitema trifásico para o cáculo da pena privativa de liberdade.

1 FASE

 

 

FIXA A PENA BASE, ATENTANDO-SE NAS CIRCUNSTÂNCIAS JUDICIAIS( ART 59 CP)

 

 

2 FASE

 

FIXA A PENA INTERMEDIÁRIA, CONSIDERANDO AS AGRAVANTES ( ART 61 E 62 CP)

E ATENUANTES( ART 65)

 

 

3 FASE

 FIXA A PENA DEFINITIVA, APLICANDO AS CAUSAS DE AUMENTO E DIMINUIÇÃO DE PENA

 

 

 

IMPORTANTE: as qualificadoras não fazem parte das etapas de fixação da pena pois integram um nova pena.

EX.: No homicídio simples o juiz vai fixar a pena base partindo do limite de 6 a 20 anos, já no qualificado, de 12 a 20 anos.

 

Depois de fixada a pena definitiva( 3 fase) que o juiz irá anunciar o regime inicial para seu cumprimento de pena, se será fechado, semi aberto ou aberto. Mas não se esqueça que há tipos de penas  reclusão, dentenção e prisão simples, sendo que na detenção e prisão simples NÃO SERÁ aplicado o regime fechado. CONTUDO, havendo regressão de regime é possível ( art 118 LEP)

Já a progressão de regime é possível depois de o condenado cumprir 1/6(da pena da sentença) da pena E ostentar bom comportamento.

RESSALVA PARA OS CRIMES HEDIONDOS que será de 2/5(da pena da sentença) se o réu for primário e 3/5(da pena da sentença) se for reincidente.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A dosimetria da pena se refere aos cálculos feitos pelo julgador observando o caso concreto para a aplicação da lei penal. 

A dosimetria da pena é feito de acordo com o artigo 68 do Código Penal que dispõe: A pena-base será fixada atendendo-se ao critério do art. 59 deste Código; em seguida serão consideradas as circunstâncias atenuantes e agravantes; por último, as causas de diminuição e de aumento.

Desse modo, primeiramente o juiz deverá observar o artigo 59 do Código Penal onde está presente as 8 circunstâncias judiciais a seguir: culpabilidade,  antecedentes,  conduta social,  personalidade do agente,  motivos, circunstâncias, consequências do crime e  comportamento da vítima.

Após isso ele vai verificar se no caso há alguma circunstância atenuante ou agravante.

Por fim ele verificará se existe no caso alguma causa de aumento ou de diminuição de pena.

Com a pena em concreto o juiz observará se é possível a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos conforme o artigo 44 do Código Penal. Se essa substituição não for cabível o juiz poderá ou não aplicar a suspensão condicional da pena, o famoso Sursis.  A dosimetria é aplicada pelo juiz sentenciante.

A progressão de pena em regra, é feita na execução da pena e é aplicada pelo juiz da execução penal competente. O modo de progressão depende do crime, pois, em regra nos crimes comuns a progressão ocorre após o cumprimento de 1/6 da pena. Nos crimes hediondos é após 2/5 se primário e 3/5 se reincidente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais