Buscar

Quanto às variações dos significados derivacionais, relacione as colunas abaixo:

Estudando sobre os significados derivacionais, aprendemos que uma das principais funções da morfologia derivacional é criar novas palavras e conceitos, e, uma vez que precisamos dar nomes às coisas, a formação de substantivos por derivação é muito maior do que a formação por verbos e adjetivos.

Quanto às variações dos significados derivacionais, relacione as colunas abaixo:

1. Substantivo agente.

2. Substantivo subordinado.

3. Substantivo de qualidade.

4. Adjetivo facilitativo.
A.    (  ) Quando um verbo é acrescido do sufixo derivacional –ee e passa a ser um agente receptor da função do verbo.

B.    (  ) Quando um verbo se torna um adjetivo.

C.    (  ) Quando um verbo é acrescido de um sufixo derivacional, passando a ser um agente, uma pessoa que exerce a função do verbo.

D. (  ) Quando uma palavra passa de adjetivo para substantivo com o significado do adjetivo.

Respostas

User badge image

Andre Smaira

Quando um verbo pode ser tipo ou usado como um adjetivo, pode-se dizer que se trata de um substantivo de qualidade. Quando uma palavra que é adjetivo e passa a ser substantivo, sem perder seu significado de adjetivo, podemos dizer que se trata de um adjetivo facilitativo. O substantivo agente é aquele em que verbo é acrescido com um sufixo derivacional, podendo ser tratado como um agente, ou seja, uma pessoa que exerce a função atribuída ao verbo. E quando ocorre de um verbo ser acrescido por um sufixo derivacional –ee passando a ser chamado de um agente receptor da função do verbo, podemos dizer que se trata de um substantivo subordinado.

Dessa forma, a sequência correta é: 1-C; 2-A; 3-B e 4-D.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image