Buscar

Dê o nome de dois compostos da química orgânica:

💡 2 Respostas

User badge image

Lara Viegas

butano e propano

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Vamos analisar os seguintes compostos:




Butano/Alunos Online

e também




Propan-2-ol/Alunos Online

De acordo com as regras IUPAC de nomenclatura de compostos orgânicos, vamos analisar o primeiro composto. O número de átomos de carbono em sua cadeia principal é 4, logo o prefixo será “but“, todos ligados apenas por ligações simples o que implica que seu infixo será “an“. Por fim a cadeia contém apenas ligações H-C fora da cadeia de carbonos, então a molécula pertence à classe dos alcanos, terminados com sufixo “o“. O nome da molécula é butano.

O segundo composto possui 3 carbonos, logo começa com prop, todos ligados por ligações simples (an). A diferença então fica para a ligação OH-C no átomo de carbono central da cadeia, e essa ligação indica uma função de álcool da molécula (terminação ol), mas devemos indicar onde na cadeia a função está situada, no caso o carbono numero 2 da cadeia, logo o nome do composto fica: propan-2-ol.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais