Buscar

Quais são as diferenças entre uma lesão medular decorrente de trauma mecânico e poliomielite?

💡 3 Respostas

User badge image

Kiara Maria

Uma lesão traumática, independente se por queda, mergulho, acidente automobilístico ou projétil de arma de fogo, tende a seguir um padrão. Ou seja, o nível medular da lesão, normalmente coincide com o nível neurológico, funcional e de dermátomos (sensibilidade) do paciente. Quando lesão por agente infeccioso, a lesão não costuma seguir esse padrão, apresentando divergência entre nível de lesão e funcional. O exame ASIA, utilizado para determinar nível neurológico é uma forma de verificar essas diferenças. 

Sugiro que leia artigos sobre, para melhor esclarecimento. 

 

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A lesão medular de origem traumática é a mais comum, sendo ocasionada por acidentes automobilísticos, mergulhos mal sucedidos, ferimentos causados por armas brancas, que são facas ou objetos cortantes em geral, por armas de fogo e quedas de alturas, por exemplo. Esse tipo de trauma é responsável por fraturar ou deslocar uma ou até mais vértebras da coluna vertebral, sendo que isso provoca uma invasão no canal medular e atinge a medula espinhal por meio de compressão ou de secção. Já as causas não traumáticas são ocasionadas por vários fatores, que podem ser: tumores que fazem uma compressão na medula espinhal; os acidentes vasculares; hérnias de disco; deformações na coluna vertebral que interferem na integridade da medula espinhal. Dentre as causas não traumáticas algumas são predominantes, sendo elas: as tumorais; as infecciosas; vasculares e as degenerativas. E um exemplo não traumático pode ser a poliomielite.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais