Buscar

A autora De acordo Vera França 2013 a trajetória dos estudos a comunicação com obstáculos contradições e dificuldades.quais seriam essas dificuldades

💡 4 Respostas

User badge image

Marco Antonio Rossi

Segundo a autora, a própria natureza do objeto ou da relação entre o campo da teoria e o campo da prática estão entre as razões para os obstáculos da constituição da comunicação como campo de estudo. Além disso, algumas questões de ordem teórica também estariam entre essas razões. A construção do espaço acadêmico começou por um motivo pragmático – a necessidade da criação de cursos profissionalizantes na área de comunicação, principalmente de jornalismo. Dessa forma, as teorias da comunicação surgiram um pouco depois dos próprios cursos. Havia uma formação técnica à qual foram agregadas as dimensões humanista e social.

O foco na prática desencadeou algumas distorções, como a natureza instrumental da demanda. Muitos dos estudos da comunicação foram realizados com objetivos específicos e guiados por certas finalidades, comprometendo o distanciamento crítico necessário na ciência. Por outro lado, a crítica à esta vinculação dos estudos da comunicação ao campo prático, causou uma reação inversa, um descolamento. Dessa forma, tiveram início produções que desprezavam a empiria. A autora alerta que uma teoria fora do horizonte da prática torna-se pura abstração e, portanto, o interessante seria o equilíbrio entre teoria e prática. Além disso, também há a dificuldade referente a diversidade de fatos e práticas que constituem o objeto da comunicação, pois existem várias atividades profissionais como jornalismo, publicidade e relações públicas; tipos diversos de veículos como jornal impresso, rádio, televisão e internet; e inúmeras linguagens: cinematográfica, publicitária e cotidiana.

Um outro aspecto importante é o da mobilidade do objeto empírico. As práticas comunicativas mudam muito com o avanço da tecnologia e a produção acadêmica tem outro ritmo (por sua própria natureza) e não consegue acompanhar essas transformações. Também há o aspecto da heterogeneidade dos aportes teóricos, pois as teorias da comunicação, principalmente no início, são formadas por proposições advindas de investigações da sociologia, antropologia, psicologia, etc, o que enriquece e ao mesmo tempo dificulta a integração teórica e metodológica do campo. Por fim, os estudos sobre comunicação também têm uma tendência a modismos, alguns quadros conceituais e temáticas surgem mas não são aprofundados.


1
Dislike0
User badge image

Lucas Ruan

?
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais