Buscar

ESTUDO DE CASO Gestão escolar e o dia a dia na escola

O recreio escolar é o momento mais esperado pelas crianças. É nesse momento que elas têm a oportunidade de liberarem as energias que ficaram acumuladas durante as atividades realizadas em sala de aula. Percebe-se que o brincar durante o recreio não é apenas uma forma de ocupar o tempo, mas um elemento facilitador para a socialização, uma vez que na espontaneidade e liberdade do momento, a criança interage com o grupo, buscando cumplicidade e companheirismo. No entanto, este tem sido um momento de conflitos e uma das principais inseguranças e dificuldades reside em como lidar com as desavenças. Os profissionais que lidam com a educação, em geral, sentem-se despreparados para atuar com os desentendimentos e a brigas entre alunos e, sobretudo, entre alunos e professores. Na maioria das vezes, se frustram por não encontrarem soluções concretas para a resolução desses problemas. É o que tem acontecido em uma escola da rede pública de ensino em que alunos do Ensino Fundamental fazem juntos o recreio escolar. As crianças, com idade entre 6 a 14 anos correm, gritam, brincam, se chutam e se machucam diariamente. Também há relatos de furtos e danificação de pertences. As agressões verbais, como insultos, exposição ao ridículo com apelidos, difamação, rejeição e isolamento são frequentes e, como consequência, percebe-se baixo rendimento escolar entre essas crianças. Sendo você o pedagogo dessa instituição, de que maneira encaminharia uma possibilidade de mudança nesse cotidiano escolar? QUESTÃO ORIENTADOR A Qual a melhor maneira para resolver um conflito? É possível envolver os professores na resolução e melhoria desses conflitos? Como? De que maneira a pedagoga escolar poderá intervir nesta situação?

Respostas

User badge image

Larissa Mellocosta

Posso ajudar.. 37.99863.7803
0
Dislike0
User badge image

Junior Vidal

  OS CONFLITOS EXISTEM SEMPRE A MELHOR MANEIRA DE RESOVER É COM MUTO DIALOGO E ATITUDES , SENDO QUE PROFESSORA PODE  TRABALHAR CONCEITOS DE IGUALDADE E AJUDA AO PROXIMO. ATRAVES DE BRINCADEIRAS NA PROPRIA SALA DE AULA , PODEM SE FAZER GINGANA DA SOLIDADRIEDADE , PODE LEVAR UM PSICOLOGO PARA FAZER UMA PALESTRA PARA OS ALUNOS E TRABALHAR COM ELES O CONCEITO DE RESPEITO AO PROXIMO.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Muitas crianças têm um comportamento agressivo, com tendência a insultar as demais pessoas e agredir, tanto com palavras como fisicamente, devido a sua convivência familiar. Em muitas famílias as crianças convivem com a violência, são violentadas e acabam incorporando esse tipo de comportamento em seu dia a dia. Uma forma de tentar resolver o problema da violência entre as crianças no ambiente escolar seria tentar incluir as famílias nesse processo, promovendo palestras, reuniões e trabalhos de interação entre escola e famílias, na busca de conscientizar os familiares e atingir as crianças com uma melhora de comportamento. Outra forma seria incluir trabalhos educativos com o objetivo de integração e conscientização entre as próprias crianças para que elas aprendessem a se respeitarem.
0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina