Buscar

qual a importancia da metilação do DNA?

💡 3 Respostas

User badge image

Jorge Fernando

É importante porque controla várias funções do genoma, sendo essencial durante a morfogênese para que ocorra desenvolvimento normal. Entre essas funções, podem ser citados: recombinação durante a meiose, controle da replicação, controle de dnas “parasitas” que se inserem no genoma humano (ex.: dna viral), entre outras funções.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A metilação do DNA pode ser caracterizada como sendo um processo pelo qual adicionar grupos metilo ao DNA. A metilação modifica a função do DNA quando está no gene promotor. A metilação do DNA geralmente atua para suprimir a transcrição de genes. A metilação do DNA é essencial para o desenvolvimento normal e está associada a vários processos-chave, incluindo impressão genômica, inativação do cromossomo X, repressão de elementos repetitivos, envelhecimento e carcinogênese.

A metilação do DNA pode alterar estavelmente a expressão gênica nas células, enquanto as células se dividem e se diferenciam de células-tronco embrionárias em tecidos específicos.

A alteração resultante é geralmente permanente e unidirecional, impedindo que uma célula se torne novamente uma célula-tronco ou se torne um tipo diferente de célula. No entanto, a metilação do DNA pode ser removida passivamente, por diluição enquanto as células se dividem ou por um processo ativo mais rápido.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais