Buscar

Defina o princípio da inafastabilidade da jurisdição.

Respostas

User badge image

Jackson Funchal

Primariamente, trata-se, em poucas palavras, da possibilidade de provocar a prestação jurisdicional para garantir a tutela de direitos; “é um direito fundamental formal que carece de densificação através de outros direitos fundamentais materiais” (CANOTILHO, 2003, p. 496). Ou seja, consiste em um veículo para concretização dos direitos materiais.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

É o princípio previsto no art. 5º, XXXV, da CRFB, e que garante que o acesso à justiça não pode ser obstado, ou seja, a lei não pode excluir da apreciação do Poder Judiciário a lesão ou ameaça de lesão a direitos.

Da mesma forma, além de não poder excluir, não pode estabelecer barreiras não previstas na CRFB/88. Por exemplo, não pode exigir trânsito em julgado de processo administrativo para que a decisão seja avaliada pelo Poder Judiciário.

Entretanto, se sabe que algumas exceções são trazidas pelo próprio texto constitucional, como no caso da justiça desportiva, do habeas data e de requerimento administrativo de benefício previdenciário.

O tema é muito interessante e extenso. Ficou curioso? Quer saber mais? Acesse já os vídeos produzidos por nossos especialistas:

https://www.passeidireto.com/lista/54579837-o-poder-judiciario/video/54579846-estrutura-judiciaria-teoria

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando