Buscar

Analise a assertiva a seguir:

 "o conciliador e o mediador, após o advento do Novo CPC, que priorizou a autocomposição, foram categorizados como funções essenciais à justiça".

💡 2 Respostas

User badge image

Cleuton Ladislau

No Brasil, conciliação e mediação são vistos como meios distintos de solução de conflitos. Essa visão decorre, em grande parte, da evolução histórica desses instrumentos entre nós. O Código de Processo Civil (Lei n. 13.105/2015) reafirmou essa diferenciação no artigo 165.

Na conciliação, o terceiro facilitador da conversa interfere de forma mais direta no litígio e pode chegar a sugerir opções de solução para o conflito (art. 165, § 2º). Já na mediação, o mediador facilita o diálogo entre as pessoas para que elas mesmas proponham soluções (art. 165, § 3º).

A outra diferenciação está pautada no tipo de conflito. Para conflitos objetivos, mais superficiais, nos quais não existe relacionamento duradouro entre os envolvidos, aconselha-se o uso da conciliação; para conflitos subjetivos, nos quais exista relação entre os envolvidos ou desejo de que tal relacionamento perdure, indica-se a mediação. Muitas vezes, somente durante o procedimento, é identificado o meio mais adequado.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A afirmativa está incorreta.

O CPC elevou a patamar importantíssimo a autocomposição, mas o conciliador e o mediador não foram alçados ao nível de funções essenciais à justiça, mantendo-os como auxiliares da justiça, nos termos do art. 149, do CPC:

"Art. 149. São auxiliares da Justiça, além de outros cujas atribuições sejam determinadas pelas normas de organização judiciária, o escrivão, o chefe de secretaria, o oficial de justiça, o perito, o depositário, o administrador, o intérprete, o tradutor, o mediador, o conciliador judicial, o partidor, o distribuidor, o contabilista e o regulador de avarias."

Saiba mais sobre o Direito Processual Civil com os vídeos produzidos por especilistas do Passei Direto:

https://www.passeidireto.com/lista/54579837-o-poder-judiciario/video/54579846-estrutura-judiciaria-teoria

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Analise a assertiva a seguir:

Direito Processual Civil I

UNINTER

User badge image

Rafaela Alcantara