A maior rede de estudos do Brasil

A coesão e a coerência são fundamentais na construção textual.

A coesão e a coerência são fundamentais na construção textual. Para que um texto seja eficaz na transmissão da sua mensagem, é essencial que faça sentido para o leitor e que também seja harmonioso, natural e agradável aos ouvidos. Dessa maneira, concluímos que é necessária a compreensão dos diversos mecanismos textuais para estruturar um bom texto. Quanto às normas gramaticais do português padrão, à coesão textual e à coerência, analise as afirmativas a seguir:

I- O Chico Oliveira foi o único namorado que tive; eu conheci ele através da internet e logo fiquei loucamente apaixonada.
II- A taxa de desemprego subiu para 9,4% em maio, a maior desde 1983, mas a perda de postos de trabalho ficou em 345 mil, bem inferior ao esperado, de 520 mil vagas.
III- Em Florianópolis, os salários são, em média, 50% menores do que os de Brasília, apesar do custo de vida ser menor.
IV- O MPE encaminhou um oficio à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano solicitando informações sobre estágio que está o projeto e a execução do projeto, se foram feitos EIA/RIMA, EIV e GDU da obra e se esta possui Licença Ambiental de Operação e se foi realizada audiência pública para esclarecer à população sobre a obra.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
  a) Somente a afirmativa II está correta.
  b) As afirmativas II e IV estão corretas.
  c) Somente a afirmativa III está correta.
  d) As afirmativas I e IV estão corretas.
 
 

Secretariado

UNIASSELVI


Ainda não temos resposta. Você sabe responder?