Buscar

(UFBA-BA). Válvulas que impedem o refluxo da circulação podem existir: a) apenas em artérias b) apenas em veias c) em artérias e vasos linfáticos d)

(UFBA-BA). Válvulas que impedem o refluxo da circulação podem existir: a) apenas em artérias b) apenas em veias c) em artérias e vasos linfáticos d) em veias e artérias e) em veias e vasos linfáticos

💡 6 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O sistema cardiovascular, também conhecido como sistema circulatório, inclui o coração e uma vasta rede de vasos sanguíneos, onde circula o sangue.

A circulação, de modo geral, ocorre na seguinte ordem: artérias – capilares – veias, funcionando da seguinte forma:

  • Pelas artérias, o sangue é conduzido para fora do coração, em direção dos tecidos;
  • Nos capilares, ocorre a junção entre as artérias e as veias, e é neles que ocorrem as trocas de substâncias entre as células e o sangue; e
  • Pelas veias, o sangue é conduzido de volta ao coração, e são removidas as toxinas dos tecidos para elas sejam eliminadas.

O coração dos mamíferos é dividido em 4 cavidades, 2 átrios e 2 ventrículos. Os átrios recebem o sangue, mais precisamente, o direito recebe sangue rico em dióxido de carbono (venoso) de três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário, enquanto o esquerdo recebe o sangue oxigenado por meio de quatro veias pulmonares. O sangue passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo, através da valva bicúspide do corpo.

Nesse contexto, as valvas são as estruturas que formam as válvulas do coração, sendo constituídas de tecido conjuntivo denso que evitam o refluxo (isto é, o retorno) de sangue, de modo que o sangue siga uma trajetória no sentido dos átrios para os ventrículos e dos ventrículos para a circulação sistêmica e pulmonar, enquanto que as válvulas são estruturas que abrem e fecham em resposta às mudanças de pressão ocorridas na sístole e diástole.

Daí, as válvulas que impedem o refluxo (que o sangue volte) se fazem presentes em veias e vasos linfáticos, pois somente em tais estruturais o fluxo possui sentido ascendente. Portanto, a alternativa e) está correta.

4
Dislike0
User badge image

Brena Moreira

item e, pois as veias e vasos linfáticos possuem sentido ascendente (pra cima), e as válvulas impedem o refluxo (que volte)

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais