Buscar

(PUC-SP) – Algumas cidades-Estado gregas expandiram seusdomínios e criaram colônias na região do Mar Mediterrâneo, entre osséculos VIII e VI a. C.

(PUC-SP) – Algumas cidades-Estado gregas expandiram seus domínios e criaram colônias na região do Mar Mediterrâneo, entre os séculos VIII e VI a. C. Essas colônias a) comerciavam apenas com suas metrópoles e utilizavam mão de obra livre, originária da África do Norte. b) eram quase sempre independentes, embora mantivessem vínculos com as cidades que lhes deram origem. c) puseram fim ao controle do mediterâneo pelos romanos, substituindo-o pele hegemonia grega. d) combinavam a tradição militar espartana com os ideais democráticos atenienses. e) fundiram a cultura grega com a de outras populações mediterrâneas, dando origem à civilização helenística.

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Devemos nos lembrar, neste contexto, do fato de que, de forma diferente do que ocorreu na Época Moderna, a colonização da Grécia não deixou como resultado laços de subordinação nos novos centros urbano em relação às suas mães-pátrias.

No caso, as colônias gregas podiam ser consideradas cidades-Estado, tendo a possibilidade de manter vínculos de afeto e de religião com as pólis responsáveis por sua origem. Por outro lado, detinham autonomia política e econômica no contexto do Mundo Grego.

Portanto, a alternativa correta é a b) “eram quase sempre independentes, embora mantivessem vínculos com as cidades que lhes deram origem”.

2
Dislike0
User badge image

Otavio Henrique

afafafafafa

1
Dislike0
User badge image

Jose Milton Moreira Do Nascimento

(b)em sua maioria foram extintas por que não conseguiram alcançar maior desenvolvimento sem administração e controle de sua cidade estados de origem
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais