Buscar

Para as questões assinale com “C” as informações corretas e com “I” as incorretas:( ) “MUCAMA” – três fonemas vogais (dois nasais e um fechado).( )

Para as questões assinale com “C” as informações corretas e com “I” as incorretas: ( ) “MUCAMA” – três fonemas vogais (dois nasais e um fechado). ( ) “DAQUI” - quatro fonemas, duas sílabas, um dígrafo e um ditongo. ( ) “MUNDO” - dois fonemas consonantais, duas sílabas e dois fonemas vocálicos ( ) “TAMBÉM” - um dígrafo e um ditongo nasal decrescente ( ) “PESSIMISMO”, “DERROTA” e “PORQUANTO” – nesses três vocábulos temos, respectivamente, nove, seis e oito fonemas. ( ) “GULOSEIMA, AVERIGUOU e ÁLCOOL” - nesses três vocábulos há um ditongo oral ( fechado e decrescente) , um tritongo, um hiato, e um encontro consonantal e o número de letras é igual ao de fonemas. ( ) “COLÉGIO” – o encontro vocálico pode ser classificado como ditongo crescente ou como hiato, uma vez que ambas as emissões ocorrem na linguagem oral. ( ) “PAISAGEM” - três sílabas, oito fonemas, dois ditongos, quatro fonemas vocálicos e um dígrafo nasal. ( ) “QUINQUILHARIAS” – cinco sílabas, dez fonemas (cinco consoantes e cinco vogais) , quatro dígrafos e dois encontros consonantais. ( ) “SEREIA” – o encontro vocálico pode ser classificado como hiato ou como dois ditongo, pois nele ocorre o fenômeno chamado “iode” em que o fonema semivogal é pronunciado em duas sílabas, sem estar grafado em ambas. ( ) “MUITO” – três fonemas vogais respectivamente, nasal, fechado e reduzido em um ditongo nasal decrescente. ( ) “IGUAL”- pode ser classificado como tritongo, haja vista que se aceita a vocalização do L, transformando – o em U ( semivogal).

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

É importante que tenhamos em mente que:

  • Dígrafo é uma sequência de duas letras, as quais acabam formando um único som;
  • Encontro consonantal é o encontro de duas ou mais vogais;
  • Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba e classifica-se em: ditongo decrescente, ditongo crescente;
  • Tritongo é o encontro de duas semivogais mais uma vogal numa mesma sílaba; e
  • Hiato é quando duas vogais estão juntas na mesma palavra ficam separadas na separação silábica.

Com base no exposto, temos que:

(INCORRETO) “MUCAMA” – três fonemas vogais (dois nasais e um fechado).

(INCORRETO) “DAQUI” - quatro fonemas, duas sílabas, um dígrafo e um ditongo.

(CORRETO) “MUNDO” - dois fonemas consonantais, duas sílabas e dois fonemas vocálicos

(CORRETO) “TAMBÉM” - um dígrafo e um ditongo nasal decrescente

(CORRETO) “PESSIMISMO”, “DERROTA” e “PORQUANTO” – nesses três vocábulos temos, respectivamente, nove, seis e oito fonemas.

(CORRETO) “GULOSEIMA, AVERIGUOU e ÁLCOOL” - nesses três vocábulos há um ditongo oral ( fechado e decrescente) , um tritongo, um hiato, e um encontro consonantal e o número de letras é igual ao de fonemas.

(CORRETO) “COLÉGIO” – o encontro vocálico pode ser classificado como ditongo crescente ou como hiato, uma vez que ambas as emissões ocorrem na linguagem oral.

(INCORRETO) “PAISAGEM” - três sílabas, oito fonemas, dois ditongos, quatro fonemas vocálicos e um dígrafo nasal.

(INCORRETO) “QUINQUILHARIAS” – cinco sílabas, dez fonemas (cinco consoantes e cinco vogais) , quatro dígrafos e dois encontros consonantais.

(CORRETO) “SEREIA” – o encontro vocálico pode ser classificado como hiato ou como dois ditongo, pois nele ocorre o fenômeno chamado “iode” em que o fonema semivogal é pronunciado em duas sílabas, sem estar grafado em ambas.

(INCORRETO) “MUITO” – três fonemas vogais respectivamente, nasal, fechado e reduzido em um ditongo nasal decrescente.

(CORRETO) “IGUAL”- pode ser classificado como tritongo, haja vista que se aceita a vocalização do L, transformando – o em U ( semivogal).

6
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais