Buscar

A leishmaniose - também chamada de febredum-dum ou calazar (.febre negra., em hindi) –é uma parasitose transmitida por insetosflebótomos (...)Se não

A leishmaniose - também chamada de febre dum-dum ou calazar (.febre negra., em hindi) – é uma parasitose transmitida por insetos flebótomos (...) Se não for tratada, a leishmaniose visceral, a forma interna da doença,quase sempre mata. (Há também uma forma cutânea desfigurante.) (...) Apesar de aparentemente terrível, a doença tem incidência muito menor do que a malária, sendo portanto muito mais fácil distribuir um medicamento recém-aprovado contra ela. Na Índia, uma nova droga antiparasita foi utilizada em um ensaio clínico com 670 pacientes. O parasita causador da doença tornara-se resistente aos medicamentos disponíveis, compostos baseados no antimônio. (Scientific American Brasil, nº 27, agosto de 2004, adaptado) Utilizando informações contidas no texto e seus conhecimentos sobre parasitoses e evolução, um estudante fez três afirmações: I - O agente etiológico da leishmaniose é o mesmo que causa a malária. II - O agente transmissor da leishmaniose é um mosquito. III - O antimônio provocou mutações no parasita da leishmaniose, tornando-o resistente a certos medicamentos. Pode-se considerar a) apenas I verdadeira. b) apenas II verdadeira. c) apenas I e III verdadeiras. d) apenas II e III verdadeiras. e) I, II e III verdadeiras.

💡 3 Respostas

User badge image

Rosana Lara

 b) apenas II verdadeira.

 

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A leishmaniose é um conjunto de doenças zoonóticas e anthroponotic causadas por protozoários do género Leishmania . As manifestações clínicas da doença variam de úlceras cutâneas que cicatrizam espontaneamente, a formas fatais nas quais ocorre inflamação grave do fígado e do baço.

É uma doença zoonótica que afeta cães e humanos. No entanto, animais selvagens como lebres , gambás, quatis e jurumíes , entre outros, são portadores assintomáticos do parasita, sendo considerados animais reservatórios.

Na leishmaniose cutânea, o parasita está localizado na pele. Após a picada de mosquito, passar entre um e doze semanas a desenvolver uma pápula eritematosa , que cresce e ulcerado , criando uma crosta de exsudato seco. A maioria dos pacientes desenvolve uma ou duas dessas lesões, na face, mãos ou pernas, com um tamanho de cada lesão entre 0,5 e 3 centímetros de diâmetro, embora exista grande variabilidade na apresentação delas.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa B.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais