Buscar

(J.Rendeiro) "A Sociologia é a Ciência dos problemassociais que emergem com a chegada do século XVIII.Que tem um marco econômico e outro político e

(J.Rendeiro) "A Sociologia é a Ciência dos problemas sociais que emergem com a chegada do século XVIII. Que tem um marco econômico e outro político e social" TELES, Mª Luiza. Sociologia para Jovens. Petropólis - RJ, Ed. Vozes: 2002. Sobre os aspectos que determinaram o surgimento da Sociologia é correto afirma que: a) O Renascimento Comercial e Urbano, assim como, a ascensão das monarquias absolutistas determinou o surgimento das Ciências Sociais. b) Com as Revoluções Burguesas e a Revolução Industrial a Europa passa por grandes transformações sociais, políticas e econômicos que determinam o surgimento da Sociologia. c) É a partir da desagregação feudal e da conseqüente consolidação do trabalho servil que a sociologia passa a ter seus fundamentos estabelecidos d) A partir da consolidação do modo de produção feudal a Sociologia passa a ter todos os fundamentos necessários para se organizar sistematicamente como ciência. e) É somente com a Revolução Francesa que a sociedade européia passa a ter a consolidação do poder nobiliárquico e o surgimento da sociologia.

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para explicar seu surgimento, devemos contextualizar a Europa nos séculos XVIII e XIX, que vivia um momento de fortes transformações econômicas, políticas e sociais, devido a Revolução Industrial, a Revolução Francesa, Guerras Napoleônicas, independência nas colônias europeias (inclusive o Brasil), diminuição das distâncias com desenvolvimento dos transportes, Inglaterra como grande potência hegemônica, entre outros. Todos esses fatores contribuíram para o desenvolvimento e surgimento tanto da Economia como da Sociologia, dado que os pensadores passam a se interessar cada vez mais por compreender essas transformações que o mundo passava.

Portanto, podemos afirmar que o regime capitalista instaurado junto com a Revolução Industrial foi um dos principais motivadores para a origem da Sociologia, que a partir de então passou a se estruturar como uma pesquisa, pausada em toda uma sistematização e metodologia. Logo, a alternativa b) está correta.

1
Dislike0
User badge image

Rebeca Lima

b)


0
Dislike0
User badge image

LucasJosé_Pro BR

Leia o texto:

A Sociologia é a Ciência dos problemas sociais que emergem com a chegada do século XVIII. Que tem um marco econômico e outro político e social.

TELES, Mª Luiza. Sociologia para Jovens. Petrópolis: Ed. Vozes: 2002.

Sobre os aspectos que determinaram o surgimento da Sociologia, é correto afirma que:

A partir da consolidação do modo de produção feudal a Sociologia passa a ter todos os fundamentos necessários para se organizar sistematicamente como ciência.

É somente com a Revolução Francesa que a sociedade europeia passa a ter a consolidação do poder nobiliárquico e o surgimento da sociologia.

O Renascimento Comercial e Urbano, assim como, a ascensão das monarquias absolutistas determinou o surgimento das Ciências Sociais.

É a partir da desagregação feudal e da consequente consolidação do trabalho servil que a sociologia passa ater seus fundamentos estabelecidos.

 Com as Revoluções Burguesas e a Revolução Industrial a Europa passa por grandes transformações sociais, políticas e econômicos que determinam o surgimento da Sociol

Respondido em 12/04/2022 09:31:21


Compare com a sua resposta:

2

          QuestãoAcerto: 0,1  / 0,1

A Sociologia representa o coroamento da evolução do conhecimento humano e se desenvolve a partir da concepção cientificista em que a ciência é considerada o único saber possível e o método das ciências da natureza o único válido, portanto, a Sociologia procura a reconciliação entre os aspectos estáticos e dinâmicos do mundo natural ou em relação à sociedade, entre a ordem e o progresso, e devendo o movimento do progresso estar subordinado a ordem.

Assinale a opção que identifica corretamente a teoria sociológica à qual o trecho se refere.

 

A concepção do materialismo histórico da sociologia alemã de Karl Marx.

A sociologia compreensiva de Max Weber.

A teoria da evolução social de Spencer.

 A teoria positivista de Auguste Comte.

A sociologia científica de Durkheim na definição do fato social.

Respondido em 12/04/2022 09:39:22


Compare com a sua resposta:

3

          QuestãoAcerto: 0,0  / 0,1

Todo ser humano vive em sociedade. Todo homem é um ser social. Quando socializado, o ser humano age socialmente, ou seja, suas ações, seus sentimentos e pensamentos estão diretamente ligados a outros seres humanos: é na convivência (boa ou ruim) com o outro que ele aprende a ser homem (BALIEIRO, Fernando de Figueiredo. Aspectos antropológicos e sociológicos da Educação. Rio de Janeiro: SESES, 2014). 

Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa que apresenta a definição de Sociologia.

É o processo pelo qual o indivíduo assimila os valores, as normas e as expectativas sociais de um grupo ou de uma sociedade.

 É uma ciência que estuda as relações de poder que se estabelecem na sociedade - sejam nas relações cotidianas, como os poderes entre homens e mulheres, patrões e empregados, pais e filhos, ou, no ambiente governamental, como nos cargos políticos.

 É uma ciência que estuda as relações sociais que os homens estabelecem com outros homens por meio das instituições sociais (escola, família, Estado, igreja, sindicato, empresa etc.).

É uma ciência que estuda as diferentes culturas no mundo (diferenças de costumes e valores de um lugar para outro, de um grupo para outro).

É uma ciência que estuda o homem longe do convívio social deixando apenas aflorar suas características instintivas, assemelhando-se aos animais. 

Respondido em 12/04/2022 09:36:48


Compare com a sua resposta:

4

          QuestãoAcerto: 0,1  / 0,1

Em Os Métodos da Etnologia, de 1920, Boas critica novamente os métodos evolucionista e difusionista, afirmando que a validade das suas teses e conclusões não foi demonstrada pela moderna etnologia. Ele propõe, em troca, um método que estude as mudanças dinâmicas em uma única sociedade, o que pode ser observado no presente. REIS, Nicole Isabel dos. Antropologia cultural. Horizontes Antropológicos, v. 10, n. 22, p. 355¿357, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832004000200015. Acesso em: 15 Mar. 2021.

‌Sobre o difusionismo apomtado no texto como alvo da crítica, podemos afirmar que:

É uma continuação da escola evolucionista anterior

Defende que as culturas evoluem isoladas umas das outras

 Vê a diversidade de culturas humanas através de um prisma da difusão, a partir de uma região de origem

O difusionismo afirma que existe uma hierarquia entre as diferentes culturas

O ser humano é muito criativo e as invenções são realizadas em vários centros de origem concomitantemente

Respondido em 12/04/2022 09:50:51


Compare com a sua resposta:

5

          QuestãoAcerto: 0,1  / 0,1


Mulher-Maravilha - Peça promocional causa polêmica por exaltar a magreza

Warner associou-se com marca que significa "Pense Magro".

Em meio aos materiais promocionais e produtos licenciados de "Mulher-Maravilha", um tem causado bastante polêmica. A Warner associou-se recentemente à marca de barras de proteína ThinkThin. O problema é que "Think Thin" significa literalmente "pense magro", e muitos fãs estão criticando a ação, por acharem que ela relaciona o símbolo da Mulher-Maravilha com o ideal da magreza.

A Warner já havia se associado também com a marca de refrigerantes Dr. Pepper e a marca de sorvete Pinkberry. Mas a campanha com a ThinkThin não tem sido vista com bons olhos. Considerada por muitas mulheres como um incentivo à magreza como forma ideal de corpo, ela estaria tirando o sentido primordial do filme: a força e o lado guerreiro das mulheres.

Fonte: https://cinemacomrapadura.com.br/noticias/448192/mulher-maravilha-peca-promocional-causa-polemica-por-exaltar-a-magreza/

O texto acima procura demonstrar um tratamento predominante na mídia sobre a relação entre saúde e corpo e em razão disto recebe a crítica que representa:

 A contestação de estereótipos consolidados.

A reiteração de discursos hegemônicos e soberanos.

A difusão de padrão de estética antiga.

A exaltação de crendice popular.

A propagação de conclusão científica.


Respondido em 12/04/2022 09:48:19

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais