Buscar

SONETOPálida, à luz da lâmpada sombria,Sobre o leito de flores reclinada,Como a lua por noite embalsamada,Entre as nuvens do amor ela dormia!Era a

SONETO Pálida, à luz da lâmpada sombria, Sobre o leito de flores reclinada, Como a lua por noite embalsamada, Entre as nuvens do amor ela dormia! Era a virgem do mar! Na escuma fria Pela maré das águas embalada... Era um anjo entre nuvens d'alvorada Que em sonhos se banhava e se esquecia! Era mais bela! O seio palpitando... Negros olhos as pálpebras abrindo... Formas nuas no leito resvalando... Não te rias de mim, meu anjo lindo! Por ti - as noites eu velei chorando Por ti - nos sonhos morrerei sorrindo! (Álvares de Azevedo, Lira dos Vinte Anos) 10) Pela leitura do poema, é possível afirmar que ele expressa a) o assombro do poeta diante da beleza da lua cheia, como que dormindo entre nuvens e refletindo seus raios sobre as águas do mar. b) a excitação sexual de um amante ao surpreender sua amada deitada, nua, sobre as areias de uma praia à noite, iluminada à luz sombria da lua. c) o êxtase de quem, contemplando em sonhos a luz, as flores, as nuvens e outros elementos da natureza, vê neles os sinais da divindade. d) a irreverência de alguém que, diante da exaltação do seu amor, não se importa com o desprezo nem da sociedade nem de sua própria amada. e) a admiração de um apaixonado diante da beleza de sua amada, que, contemplada dormindo entre os lençóis da cama, em seguida, desperta.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Álvares de Azevedo foi um poeta brasileiro da época do Romantismo, fazendo parte da segunda geração desse movimento, ou Ultra Romantismo. Essa geração é marcada por poemas que expressam sofrimento, frustações e desejo de morrer, além de retratar a mulher como um ser idealizado, perfeito e virginal, que sempre é inatingível.

Essas características ficam claras no poema, em que um homem admira uma mulher enquanto dorme, comparando sua beleza a elementos da natureza. Também é possível perceber que a mulher desperta enquanto o homem a observa.

Assim, a alternativa correta é:

e) a admiração de um apaixonado diante da beleza de sua amada, que, contemplada dormindo entre os lençóis da cama, em seguida, desperta.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais