Buscar

quais os planos e eixos de movimentos?

💡 4 Respostas

User badge image

universoengenhariadeproducao@gmail.com

Planos e Eixos do Corpo Humano

            As descrições anatômicas, tanto do corpo humano quanto dos órgãos, são baseadas em 3 principais planos de secção que passam através do corpo na posição anatômica.

1.    Plano Sagital: são todos os planos verticais com orientação paralela à sutura sagital do crânio (ou da orelha). O plano sagital mediano (ou plano mediano) divide o corpo em duas metades iguais, direita e esquerda.

 

 

2.    Plano Frontal: são todos os planos verticais com trajeto paralelo à sutura coronal do crânio (ou da “testa”). O plano coronal divide o corpo em duas metades diferentes, anterior e posterior.

 

 

3.    Plano Transversal: são todos os planos que cortam o corpo horizontalmente. Divide o corpo em duas metades diferentes, superior e inferior.

            Quando é observado o movimento do corpo humano, aplica-se o conhecimento de eixo. Os eixos são linhas imaginárias que atravessam os planos do corpo perpendicularmente para possibilitar movimentos. Lembrando que estes planos e eixos serão sempre apliacados nas partes do corpo humano que permitem graus de movimentos amplos (articulações diartrose).

A.   Eixo Látero-Lateral: estende-se de um lado ao outro, tanto da direita para esquerda quanto o inverso, perpendicular ao plano sagital. Esse eixo também é conhecido como Transversal ou Horizontal. Esse eixo possibilita os movimentos de flexão e extensão. Ex.: Articulação do ombro, do cotovelo, etc.

 

B.   Eixo Ântero-Posterior: estende-se em sentido anterior para posterior, perpendicular ao plano frontal. Esse eixo também é chamado de sagital. Esse eixo possibilita os movimentos de abdução e adução. Ex.: Articulação do ombro, do quadril, etc.

C.   Eixo Longitudinal: estende-se de cima para baixo (ou vice e versa), perpendicular ao plano transversal. Esse eixo possibilita os movimentos de rotação lateral e rotação medial. Ex.: Articulação do ombro, do cotovelo, etc.



 

2
Dislike0
User badge image

universoengenhariadeproducao@gmail.com

Os movimentos ocorrem através de planos imaginários e em eixos perpendiculares ao movimento e, por convenção, os movimentos articulares são definidos com relação à posição anatômica.

Para evitar uso de termos diferentes nas descrições anatômicas optou-se por uma posição padrão chamada de Posição Anatômica (“Indivíduo em posição ereta (em pé, posição ortostática ou bípede), com a face voltada para frente, o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente”).

Na posição anatômica, o corpo é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais:
O Plano Sagital divide o corpo simetricamente em partes direita e esquerda. As ações articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos de flexão e extensão.

O Plano Frontal ou Coronal divide o corpo em partes anterior (ventral) e posterior (dorsal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo anteroposterior (AP) e incluem a abdução e a adução.

O Plano Transversal ou Horizontal divide o corpo em partes superior (cranial) e inferior (caudal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo longitudinal ou vertical e incluem a rotação medial – lateral e pronação – supinação.

Os termos que descrevem os movimentos podem ser usados para várias articulações em todo o corpo, sendo que alguns termos são específicos para certas regiões, mas sempre respeitando a posição anatômica.

O conhecimento dessas terminologias proporciona um melhor entendimento entre os profissionais da área da saúde e ainda facilita a execução de um programa de atividades, uma vez que a nomenclatura cinesiológica é universal.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os três planos de movimento são:

  • Plano Sagital: atravessa o corpo da frente para trás, dividindo-o em esquerda e direita. Movimentos neste plano são os movimentos para cima e para baixo de flexão e extensão;
  • Plano frontal: divide o corpo na frente e nas costas. Movimentos neste plano são movimentos laterais, chamados de abdução e adução;
  • Plano transversal: divide o corpo em cima e em baixo. Movimentos neste plano são de natureza rotacional, como rotação interna e externa, pronação e supinação.

Por sua vez, os eixos de referência do corpo humano são divisões/linhas imaginárias que delimitam o corpo perpendicularmente, a fim de se observar os movimentos sob diferentes visões. São eles:

  • Eixo látero-lateral: atravessa o corpo lateralmente, da direita para a esquerda, possibilitando movimentos de flexão e extensão, por exemplo, do ombro, cotovelo, joelho e outros;
  • Eixo antero-posterior: atravessa o corpo do sentido anterior para o posterior, em que são realizados movimentos de adução e abdução do ombro, quadril ou inclinação lateral;
  • - Eixo crânio-caudal: divide o corpo de cima para baixo, possibilitando movimentos de rotação lateral e medial.
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais