Buscar

definições divergentes entre os filosofos Aristóteles,Sócrates e Platão?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A diferença mais fundamental entre Platão e Aristóteles diz respeito a suas teorias de formas. Para Platão, o Formas são exemplos perfeitos, ou tipos ideais, das propriedades e tipos encontrados no mundo. Correspondendo a todas essas propriedades ou tipos, existe uma Forma que é o seu exemplo perfeito ou tipo ideal. Assim, as propriedades “bonito” e “preto” correspondem às Formas o Bonito e o Preto; os tipos “cavalo” e “triângulo” correspondem às Formas do Cavalo e do Triângulo; e assim por diante.

Uma coisa tem as propriedades que possui ou pertence ao tipo a que pertence, porque "participa" dos Formulários que correspondem a essas propriedades ou tipos. Uma coisa é um belo cavalo preto porque participa do belo, do preto e do cavalo; uma coisa é um grande triângulo vermelho porque ele participa do grande, do vermelho e do triângulo; uma pessoa é corajosa e generosa porque participa das formas de coragem e generosidade; e assim por diante.

Para Platão, as Formas são objetos abstratos , existindo completamente fora do espaço e do tempo. Assim, eles são conhecíveis apenas através da mente, não através da experiência sensorial. Além disso, por serem imutáveis, as Formas possuem um grau de realidade mais alto do que as coisas no mundo, que são mutáveis e sempre entram ou saem da existência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais