Buscar

Estudo de caso Farmacologia Geral

O presente caso clínico se refere a uma paciente, mulher de 59 anos, com hipertensão arterial sistêmica de duração desconhecida e com lesão de órgãos alvo, culminando em insuficiência renal. Em decorrência, ao quadro de hipertensão que evoluiu para doença renal crônica (depuração de creatinina < 10 mL/min) a paciente foi submetida a hemodiálise durante os últimos anos.  Recentemente, a paciente foi internada e recebeu o diagnóstico de infecção no cateter venoso central utilizado para hemodiálise.  De acordo com o resultado das hemoculturas o médico prescreveu o tratamento com gentamicina, um antibiótico com índices terapêuticos estreitos e depuração renal. Analise a prescrição médica e o tratamento indicado utilizando seus conhecimentos de farmacocinética clínica.

💡 4 Respostas

User badge image

Oliveira

Nos pacientes adultos com insuficiência renal submetidos à hemodiálise, a quantidade de gentamicina removida do sangue pode variar dependendo de diversos fatores, inclusive do método de diálise empregado. Uma hemodiálise de 6 horas pode reduzir as concentrações séricas de gentamicina em aproximadamente 50%. Uma sessão mais curta de diálise removerá menos droga. A dose recomendada ao final de cada período de diálise é de 1 a 1,7 mg/kg, dependendo da gravidade da infecção.

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A insuficiência cardíaca é comum tem grande relação com um mau prognóstico, dentre eles a doença renal crônica, que é comum na insuficiência cardíaca e compartilha muitos fatores de risco com insuficiência cardíaca, como idade, hipertensão, diabetes e doença arterial coronariana.

Mais da metade de todos os pacientes com insuficiência cardíaca pode ter doença renal crônica moderada a grave. A presença de doença renal crônica está associada ao aumento da morbimortalidade, mas também à subutilização da terapia de insuficiência cardíaca baseada em evidências que pode reduzir a morbimortalidade.

Na maioria das situações, as equações de estimativa da TFG são preferidas aos estudos de depuração da creatinina na urina de 24 horas, porque são menos pesados e mais precisos. As equações MDRD e Cockcroft-Gault são amplamente utilizadas.

2
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais