Buscar

(ENEM 2010)

Quem construiu a Tebas das sete portas?

Nos livros estão nomes de reis.

Arrastaram eles blocos de pedra?

E a Babilônia várias vezes destruída. Quem a reconstruiu Tantas vezes?

Em que casas da lima dourada moravam os construtores?

Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta?

A grande Roma está cheia de arcos do triunfo.

Quem os ergueu? Sobre que triunfaram os césares?


Partindo das reflexões de um trabalhador que Le um livro de historia o leitor censura a memória construída sobre determinados monumentos e acontecimentos históricos. A crítica refere-se ao fato de que:


A) os agentes históricos de uma determinada sociedade deveriam ser aqueles que realizaram feitos heroicos ou grandiosos e, por isso, ficaram na memória?

B) a História deveria se preocupar em memorizar os nomes de reis ou dos governantes que das civilizações e que se desenvolveram ao longo dos tempos.

C) os grandes monumentos históricos foram construídos por trabalhadores, mas sua memória está vinculada aos governantes das sociedades que os construíram.

D) os trabalhadores consideram que a História é uma Ciência de difícil compreensão, pois trata de sociedades antigas e distantes no tempo.

E) as civilizações citadas no texto embora muito importantes permanecem sem terem sido alvos de pesquisas históricas.
 

💡 4 Respostas

User badge image

Paulinha Dias

Em seu texto Berthold Brecht (dramaturgo e poeta que viveu entre 1898-1956) critica a tradição historiográfica que destaca os feitos das elites e dos governantes, deixando de lado a participação dos trabalhadores e das pessoas comuns. Para ele, a participação do povo é mais importante do que dos seus governantes, pois foi o povo que construíram os grandes monumentos e formaram as grandes civilizações.

RESPOSTA CORRETA: C

 

0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

A alternativa C está correta.

O texto acima é uma crítica à tradição historiográfica que procura sempre dar crédito aos mais poderosos, se esquecendo do trabalho árduo do povo. Berthold Brecth confronta essa idéia, segundo ele, a participação do povo deve ser mais memorável que a participação das elites e governantes, visto que são os trabalhadores comuns os verdadeiros responsáveis pelos grandes monumentos históricos e pela formação das grandes civilizações.

 

0
Dislike0
User badge image

testasupremo669 Andre

Em seu texto berthold brecht (um bom dramaturgo e poeta que viveu entre 1898-1956) critica a tradição historiográfica que destaca os feitos das elites e dos governantes,deixando de lado a participação dos trabalhadores e das pessoas comuns, paara ele, a participação do povo é mais importante do que dos seus governantes, pois foi o povo que construíram os grandes monumentos e formaram as grandes civilizações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais