Explique o processo de hipóxia e anóxia. Explique como ocorrem as lesões por radicais livres.
2 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
Anoxia e hipóxia, no entanto, são frequentemente usadas de forma intercambiável - sem levar em conta seus significados específicos - para descrever uma condição que ocorre em um órgão quando há um suprimento diminuído de oxigênio aos tecidos do órgão.
Anóxia e hipóxia podem ser causadas por vários eventos, como inalação de fumaça ou monóxido de carbono, exposição a grandes altitudes, estrangulamento, acidentes com anestesia ou envenenamento. Em casos graves de anóxia e hipóxia, por qualquer causa, o paciente costuma ser estúpido ou em coma (em estado de inconsciência) por períodos que variam de horas a dias, semanas ou meses.
beatriz ayade
Há mais de um mês
A hipóxia ocorre quando há carência de oxigênio nos tecidos orgânicos, sendo causada por diferentes fatores.
Sua etiologia pode ser devido à uma alteração em qualquer mecanismo de transporte de oxigênio, que vai desde uma obstrução física do fluxo sanguíneo em qualquer local da circulação sanguínea (levando a perda do suprimento sanguíneo, denominada isquemia), anemia ou deslocamento para regiões com baixas concentrações de oxigênio no ar atmosférico. A anóxia altera a produção de ATP da célula e provoca em quadros agudos necrose coagulativa pela lise das vesículas lisossômicas.
A lesão por toxinas pode ocorrer de diversas maneiras, agindo diretamente na mitocôndria alterando a produção de ATP, pode atuar em nível de Ribossomos na produção de proteínas (sem proteínas não tem produção de organelas, de membranas etc.) e destruir a célula por lise de membrana ou até mesmo as toxinas pode ligar-se bicamada fosfolipídica e alterar a permeabilidade provocando tumefação e morte celular.