Buscar

gastronomia unicesumar

O vinho tem um efeito sobre a comida e vice-versa. O objetivo da harmonização é aproveitar ao máximo o que esses efeitos produzem para que tanto a bebida como a comida possam dar mais prazer juntos do que se consumidos separadamente. Conhecer esses efeitos evita interações desagradáveis e, com certeza, irá valorizar o prato e proporcionar um maior aproveitamento do vinho.

GALHEIRA, William Maximo. Enogastronomia e Bebidas. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2015.
 

Inúmeros combinações de vinhos e comidas podem ser realizadas quando se fala em harmonização, mas é necessário seguir alguns princípios que facilitarão a melhor escolha. Dentre eles podemos citar.
 

I – Recomenda-se iniciar o serviço com vinhos leves e seguir em ordem de qualidade crescente. Contudo, é possível servir um vinho forte inicialmente se o prato principal não solicitar um vinho leve.

II – Os vinhos direcionados aos peixes e frutos do mar serão escolhidos com base no molho devido o sabor ser dominante sobre a proteína.

III – As carnes vermelhas, incluindo o churrasco e de caça, em razão da sua suculência, pedem vinhos mais encorpados.

IV – Os vinhos destinados a harmonização com sobremesas devem possuir baixo teor alcoólico devido seu consumo ocorrer ao final do serviço.
 

Analisando as afirmativas, podemos considerar como verdadeiras.

Alternativas

 

Alternativa 1:

I e II, apenas.

 

Alternativa 2:

I, II e III apenas.

 

Alternativa 3:

I, III e IV apenas.

 

Alternativa 4:

II, III e IV apenas.

 

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

💡 2 Respostas


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais