Buscar

1. Deve-se ressaltar que o problema da origem das células está diretamente relacionado com a origem da vida em nosso planeta.

1.  Deve-se ressaltar que o problema da origem das células está diretamente relacionado com a origem da vida em nosso planeta. Admite-se que as primeiras células que surgiram na terra foram os procariontes. Isso deve ter ocorrido há 3,5 bilhões de anos, no começo do período pré-cambiano. Naquela época a atmosfera provavelmente continha: 
a)vapor de água, amônia, butano, oxigênio, sulfeto de hidrogênio e gás carbônico. 
b) vapor de água, amônia, metano, hidrogênio, sulfeto de hidrogênio e oxigênio.
c) vapor de água, cloro, metano, hidrogênio, sulfeto de oxigênio e gás carbônico. 
d)vapor de água, amônia, metano, hidrogênio, sulfeto de hidrogênio e gás carbônico. 
e) vapor de água, amônia, etano, cloro, sulfeto de hidrogênio e oxigênio.

💡 2 Respostas

User badge image

Carol Viana

Pode-se afirmar que durante o período pré-cambriano, a atmosfera terrestre era coberta por amônia, metano, hidrogênio,água e gás carbônico.

A partir daí, a hipótese sobre a criação dos primeiros organismos, diz que por conta de descargas elétricas que eram recorrentes neste período evolutivo da Terra, estes componentes atmosféricos sofreram reações químicas, gerando moléculas orgânicas. Dessa forma, estas moléculas orgânicas aos poucos iam se combinando e formando moléculas maiores, ou macromoléculas, como proteínas, carboidratos e glicídeos.


Nesse sentido, estas macromoléculas deram origem às primeiras formas de vida , que se alimentavam das substâncias inorgânicas encontradas na natureza, sendo portanto heterotróficos(não produziam o próprio alimento).

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O surgimento das primeiras células de vida, no início do período Pré-cambriano, ocorreu em meio a uma atmosfera muito diferente da que temos hoje. Acredita-se que ela era composta, majoritariamente, por vapor de água, amônia, metano, sulfetos, hidrogênio e gás carbônico. Devido a ausência de oxigênio, acredita-se que as primeiras células procariontes eram heterótrofas fermentadoras, processo que não demanda oxigênio. O oxigênio só viria a adquirir quantidade significativa na atmosfera com o advento dos seres fotossintetizantes, que liberam esse gás através da fotossíntese, processo empregado para a produção de compostos orgânicos. Temos, portanto, que a resposta correta é a alternativa d).
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais