Buscar

Eu conseguei enviar todas os materias provas tinha ate agora, porem nao sei como consultar? Pq preciso das avaliacoes da educacao inclusiva ajuda?

💡 4 Respostas

User badge image

Janaina Belino

 

Perguntas prova da educação inclusiva.

AVALIAÇÃO II

Leia o seguinte depoimento de um acadêmico:

"Fiz a prova do ENADE ano passado. Na ocasião, não me foi disponibilizado nem ledor e nem a prova em Braille. Eu cheguei ao exame na total insegurança. Na hora, improvisaram um ledor bastante inexperiente, o que me causou imensa revolta e insegurança e ainda por cima fez com que eu deixasse metade da prova em branco."

FONTE: IBDD. Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Pessoas com deficiência reivindicam acessibilidade nas provas do Enem e do ENADE. Disponível em: <http://www.ibdd.org.br/noticias/noticias-noti-169-enem-enade.asp>. Acesso em: 19 fev. 2015.

Segundo a Lei de Acessibilidade Nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, todo o indivíduo desprovido de destreza cognitiva, neste caso específico, temos a deficiência visual, deve ter acompanhamento em forma de tradutores/ledores ou material apropriado. Contudo, há hoje muitos lugares que não cumprem esta determinação. Com base nesta lei e no depoimento do acadêmico, disserte sobre os prejuízos que caem sobre pessoas com necessidades especiais que não são acolhidas na forma da lei em faculdades, concursos ou mercado de trabalho.

FONTE: BRASIL. Lei Nº 10.098, de 19 de dezembro 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm>. Acesso em: 19 fev. 2015.

Resposta Esperada:

Desde o ano 2000, que é o ano em que a Lei de Acessibilidade foi publicada, há muitas divergências no que diz respeito ao cumprimento da lei. As leis que protegem e vetam o direito de ir e vir do cidadão são alvo de interpretações, que podem ou não beneficiar alguém ou uma situação, fazendo com que muitas faculdades, empresas de concursos, mercado de trabalho se resguardem em um artigo ou parágrafo das leis, tornando aí um novo significado no que diz respeito ao cumprimento da real acessibilidade da pessoa portadora da cegueira. O ato do improviso, usado de forma irresponsável para suprir temporariamente aquilo que seria um direito ao deficiente, tem tornado a vida deste ainda mais difícil. Em suma, o indivíduo portador de necessidades especiais ainda sofre e sofrerá por muito tempo enquanto a lei for obscura e aberta a várias interpretações. Logo, este indivíduo não estará nem incluído, nem integrado na sociedade de forma saudável.


2. Inclusão escolar significa acolher a todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino. Contudo, este dever constituído por lei não tem sido cumprido a rigor por mais de 65% dos municípios do Brasil, que têm tomado medidas paliativas, como apenas integrar alunos com necessidades especiais. Disserte sobre os malefícios da integração destes alunos na escola regular.
Resposta Esperada:

Apesar de ser lei e incluir todos os alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, muitas instituições de ensino têm negligenciado esta lei com medidas que apenas prejudicam os alunos.
Integrar um aluno no sistema regular sem inclui-lo em todos os processos é exclusão. A integração não contempla nenhum tipo de apoio ao aluno, que fica sem qualquer interação com o meio escolar e com o conhecimento.


3. Perrenoud (2000) constata que a construção de uma escola inclusiva precisa de transformações no contexto educacional: transformações de ideias, de atitudes e da prática das relações sociais, tanto no âmbito político, administrativo, como didático-pedagógico. A partir deste contexto, disserte sobre esta constatação, correlacionando os pontos citados por Perrenoud.

FONTE: PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
Resposta Esperada:

Quando se fala em educação inclusiva, muitas pessoas confundem os significados dos conceitos incluir e integrar.
Quando integralizamos um aluno com necessidades especiais no ensino regular, estamos simplesmente o deixando a mercê da própria sorte para que ele faça sua história em uma turma considerada pelos rótulos como "normal".
Incluir é inserir o aluno em espaços adaptados para o seu recebimento, a inclusão em sua conceitualização visceral tem um vasto e amplo campo diante da demanda existente na vida do aluno com necessidades especiais.
É preciso repensar todas as políticas públicas existentes nesta vertente. A educação inclusiva não é vista com responsabilidade nem pelos criadores das leis. Quando as medidas assertivas forem tomadas, talvez seja tarde demais e o controle sobre as demandas seja um pouco mais difícil de alinhar.

 

A criança que apresenta o Transtorno Autista apresenta diversas características. Dentre essas podemos destacar as comportamentais. Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Gosta do contato físico.
 b) Demonstra medo do perigo.
 c) Resiste às mudanças de rotina.
 d) Mantém contato visual.

2. Os relacionamentos e as interações sociais fazem parte do processo de inclusão. A escola pode e deve contribuir de diversas maneiras, ou seja, por meio de atividades educativas para que a convivência em grupo, a compreensão de regras e o respeito a diversidade sejam praticados diariamente. Sobre essas atividades, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Livro de autoajuda.
 b) Autoavaliação individual.
 c) Jogos e brincadeiras em grupo.
 d) Jogos individuais.

3. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) aborda no capítulo V a Educação Especial. Esta lei está fundamentada na própria legislação nacional e internacional e afirma neste capítulo o Especial. Sobre a Educação Especial, assinale a alternativa CORRETA:
 a) A Educação Especial, para efeitos desta lei, é a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede especial.
 b) A Educação Especial, na escola regular, disponibilizará, quando necessário, serviços de apoio especializado para atender às peculiaridades de sua clientela.
 c) A Educação Especial é um dever constitucional do Estado, a qual tem início na faixa etária a partir de seis anos, durante o Ensino Fundamental.
 d) A Educação Especial deve oferecer a aceleração específica garantida para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental, em virtude de suas deficiências e terminalidade para concluir em menor tempo o programa.

4. Com relação aos riscos de ter uma criança com deficiência intelectual, percebe-se que a maioria dos casos poderiam ser evitados. No que diz respeito aos fatores de riscos pré-natais, que são considerados desde o momento da concepção até o início do trabalho de parto, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Carência de estimulação global e intoxicações por remédios ou inseticidas.
 b) Doenças infecciosas na mãe, como rubéola, sífilis, toxoplasmose, desnutrição materna e má assistência à gestante.
 c) Prematuridade, baixo peso e oxigenação cerebral insuficiente.
 d) Acidentes de trânsito, afogamento, choque elétrico, quedas e asfixia.

5. É importante reconhecer o surdo na sua diferença e especificidade, assim como faz-se necessário compreender que cada língua é utilizada em diferentes momentos, ou seja, não de forma simultânea. Diante dessas informações, para o bilinguismo, qual deve ser a primeira e a segunda língua que o surdo precisa aprender, respectivamente?
 a) Língua de sinais e língua portuguesa.
 b) Língua portuguesa e língua de sinais.
 c) Língua de sinais e oralismo.
 d) Língua de sinais e comunicação total.

6. A Paralisia Cerebral (PC) é um termo geral que engloba manifestações clínicas muito variadas, que têm em comum a dificuldade motora em consequência a uma lesão cerebral. É um dano neurológico que causa a inabilidade ou o descontrole dos músculos. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Paralisia cerebral ocorre frequentemente em crianças, antes, durante ou após o parto.
(    ) A lesão não é gradativa, ou seja, não se agrava.
(    ) Em alguns casos, podem apresentar incapacidade motora acentuada.
(    ) Síndrome definida como distúrbio mental, apresentando convulsões e espasmos repetitivos.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - F - V - V.
 b) V - V - V - F.
 c) F - V - F - V.
 d) V - F - F - F.

7. Inclusão escolar é acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas. O termo é associado mais comumente à inclusão educacional de pessoas com deficiência física ou intelectual. Neste contexto, analise as sentenças a seguir:

I- Insere todos os alunos no ensino regular.
II- Obriga-se a acolher desde que os alunos já existentes se adaptem com os colegas portadores de necessidades especiais.
III- Garante todo e completo acesso e permanência no espaço acadêmico com qualidade.
IV- Garante, através do estado, todo o apoio técnico e financeiro para que o atendimento especializado esteja presente em toda a rede pública de ensino.

Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e III estão corretas.
 b) As sentenças I, II e III estão corretas.
 c) Somente a sentença IV está correta.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

8. Caminhar "desajeitado", em casos considerados mais graves, impossibilidade na fala, no andar e dependência em atividades da vida diária são características que se apresentam em pessoas com necessidades especiais. A que conceito o exposto se refere?
 a) Deficiência física.
 b) Deficiência intelectual.
 c) Paralisia cerebral.
 d) Paralisia motora.

9. O conceito de educação inclusiva surgiu a partir de 1994, com a Declaração de Salamanca. A ideia é que as crianças com necessidades educacionais especiais sejam incluídas em escolas de ensino regular de forma segura e literal. Este ensino baseia-se em princípios básicos e assertivos. Sobre os princípios da educação inclusiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A escola inclusiva tem o dever de inserir o aluno com necessidades educacionais especiais na rotina escolar de modo assertivo e com todos os seus direitos ao conhecimento garantidos.
(    ) A educação inclusiva insere todos os acometidos por incapacidade independente do grau de sua deficiência. 
(    ) O professor que lida com um aluno especial precisa constantemente propor o envolvimento de todos os alunos em estratégias de apoio mútuo e a colaboração da turma é o diferencial da educação inclusiva significativa.
(    ) A escola inclusiva não se responsabiliza pelos alunos integralizados no sistema.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - V - V.
 b) F - F - F - F.
 c) F - V - V - V.
 d) V - F - V - F.

10. O acesso à educação e à luta pela inclusão das pessoas com necessidades especiais deve-se a uma legislação que permite um novo olhar às práticas pedagógicas inclusivas. Por isso, é importante acompanhar essas mudanças e ter conhecimento dos documentos que norteiam a legislação vigente. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA que trata de uma convenção cujo foco foi eliminar a discriminação contra as pessoas com deficiência.
 a) Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
 b) Declaração de Salamanca.
 c) Declaração de Jontiem.
 d) Declaração de Guatemala.

11. Existem algumas condições para incluir uma criança com deficiência intelectual na escola. Dentre os diversos aspectos a serem considerados, precisamos atentar às mudanças no currículo, na estrutura física e principalmente mudanças de atitude. Diante dessas informações, analise as sentenças a seguir:

I- Concordância por parte do professor e da turma.
II- Incluir somente no Ensino Fundamental.
III- Estar na mesma faixa etária ou pouca diferença de idade.
IV- Currículo flexível e materiais adaptados.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças II e III estão corretas.
 c) Somente a sentença I está correta.
 d) Somente a sentença IV está correta.

12. As crianças com TDAH, em especial os meninos, são agitados ou inquietos. Frequentemente, têm apelido de ?bicho carpinteiro? ou coisa parecida. Na idade pré-escolar, estas crianças mostram-se agitadas, movendo-se sem parar pelo ambiente, mexendo em vários objetos como se estivessem ?ligadas? por um motor. Mexem pés e mãos, não param quietas na cadeira, falam muito e constantemente pedem para sair de sala ou da mesa de jantar. Elas têm dificuldades para manter a atenção em atividades muito longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes. Sobre as características que podemos considerar na criança com TDAH, analise as sentenças a seguir:

I- Fala somente quando lhe é permitido, jamais agride os colegas
II- Não conclui tarefas e inicia uma nova, não raciocina sobre sua fala.
III- É distraída por estímulos do ambiente externo, esquecimentos, impulsividade incontrolada.
IV- O autismo é uma das características da pessoa com TDAH.

Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e II estão corretas.
 b) As sentenças II e III estão corretas.
 c) As sentenças I e IV estão corretas.
 d) As sentenças III e IV estão corretas.

13. Os alunos com necessidades especiais tem o direito de estar na escola comum e de frequentar no período oposto o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Dentre os diversos tipos de atendimentos, podemos citar a importância das Atividades da Vida Diária (AVD). Quais tarefas as AVD contemplam?
 a) Alimentar-se somente com colher e tomar banho.
 b) Preparar a mesa para as refeições sempre com auxílio.
 c) Beber líquidos no copo e desatar os cordões dos sapatos sozinho.
 d) Separar a roupa com o auxílio da mãe e pentear os cabelos.

14. Crianças com paralisia cerebral ou alguns casos de deficiência física precisam de materiais adequados e adaptados para a concretização do trabalho pedagógico do professor em sala de aula. Sobre esses materiais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Copos e pratos em bandejas com recorte.
(    ) Adaptações quanto ao tamanho e dimensões de talheres, pentes e escovas de dente. 
(    ) Estimular e valorizar as diversas formas de comunicação.
(    ) O professor deverá usar cadernos pequenos e sem fixar na mesa.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - F - F.
 b) F - V - F - V.
 c) F - F - V - V.
 d) V - V - V - F.

15. A síndrome de Turner ocorre quando o par de cromossomos X não é normal, podendo apresentar um cromossomo X ausente ou parcialmente ausente. A síndrome de Turner pode causar uma variedade de problemas médicos e de desenvolvimento, incluindo baixa estatura, a incapacidade de iniciar a puberdade, infertilidade, malformações cardíacas, certas dificuldades de aprendizagem e problemas de adaptação social. Sobre essa síndrome, analise as sentenças a seguir:

I- Ausência de um dos cromossomos do par X das mulheres.
II- Características aparentes, tórax largo, alterações cardíacas e ósseas.
III- Pouco crescimento mandibular e mamilos separados.
IV- Apresenta problemas visuais, como estrabismo.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR-XDdKbyxkSp3hK0lmebm98SwToA_PuyZWfW7XtPPam6rCpufSkQ>. Acesso em: 27 set. 2011.
 a) Somente a sentença I está correta.
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, II e III estão corretas.
 d)

Somente a sentença II está corret

 

 

AVALIACÃO I

A LIBRAS é uma das linguagens de sinais existentes no mundo inteiro para a comunicação entre surdos. As linguagens de sinais não são universais, elas possuem sua própria estrutura de país para país e diferem até mesmo de região para região de um mesmo país, dependendo da cultura de determinado local em que são construídas suas expressões ou regionalismos. A LIBRAS é uma importante arma de inclusão do aluno surdo. Sendo assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) É preciso que a escola disponha de recursos que tornem viável o processo de inclusão.
(    ) É preciso apenas a presença do aluno surdo.
(    ) É preciso material concreto e visual que garanta a assimilação de conceitos novos pelos surdos.
(    ) É preciso professores especialistas em educação inclusiva para direcionar o restante da equipe.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 a) F - V - V - F.
 b) F - F - F - V.
 c) V - V - F - F.
 d) V - F - V - V.

2. Inclusão escolar é acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas. O termo é associado mais comumente à inclusão educacional de pessoas com deficiência física ou intelectual. Neste contexto, analise as sentenças a seguir:

I- Insere todos os alunos no ensino regular.
II- Obriga-se a acolher desde que os alunos já existentes se adaptem com os colegas portadores de necessidades especiais.
III- Garante todo e completo acesso e permanência no espaço acadêmico com qualidade.
IV- Garante, através do estado, todo o apoio técnico e financeiro para que o atendimento especializado esteja presente em toda a rede pública de ensino.

Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e III estão corretas.
 b) As sentenças I, II e III estão corretas.
 c) Somente a sentença IV está correta.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

3. Ao incluir um aluno surdo na escola, são necessários recursos que tornem possível o processo de inclusão. Com relação às ações para a inclusão de alunos com surdez na escola comum, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Apresentar materiais visuais e concretos para a construção de novos conceitos.
(    ) Adaptar as atividades necessárias, porém com a mesma proposta curricular.
(    ) Conversar com professores que já vivenciaram a inclusão de alunos surdos.
(    ) Utilizar técnicas e recursos que respeitem as necessidades dos alunos surdos.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - F - V.
 b) V - V - V - V.
 c) F - V - F - F.
 d) F - F - V - F.

4. Estudos realizados comprovaram que a consanguinidade entre os pais e a hereditariedade causam surdez. São causas de surdez também:
 a) Medicação inadequada, febre alta, pancadas na cabeça, fraqueza.
 b) Poluição sonora, hepatite, distúrbios mentais, sedentarismo.
 c) Irritabilidade, catapora, obesidade, inflamações.
 d) Uso de drogas, meningite, baixo peso, infecções congênitas.

5. É importante reconhecer o surdo na sua diferença e especificidade, assim como faz-se necessário compreender que cada língua é utilizada em diferentes momentos, ou seja, não de forma simultânea. Diante dessas informações, para o bilinguismo, qual deve ser a primeira e a segunda língua que o surdo precisa aprender, respectivamente?
 a) Língua de sinais e oralismo.
 b) Língua portuguesa e língua de sinais.
 c) Língua de sinais e comunicação total.
 d) Língua de sinais e língua portuguesa.

6. Para uma criança surda começar a frequentar o ensino regular, a escola deve estar preparada com recursos e adaptações necessárias para que a inclusão aconteça. Além disso, a escola precisa ter professores que acreditem e participem efetivamente deste processo de inclusão. Sobre o papel do professor com relação à inclusão, analise as sentenças a seguir:

I- Adaptar o seu processo de ensino-aprendizagem, possibilitando a integração de acordo com a proposta curricular do ensino regular.
II- Usar a língua falada como forma de o aluno aprender a primeira língua da professora, sem se preocupar com o que entende.
III- Sem alterar os objetivos, avaliar o aluno com surdez de modo que use procedimentos e técnicas compatíveis com as necessidades educacionais.
IV- Excluir atividades que são consideradas difíceis de passar ao aluno surdo, alterando assim o currículo escolar.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença III está correta.
 b) Somente a sentença I está correta.
 c) As sentenças I e III estão corretas.
 d) As sentenças II e IV estão corretas.

7. A criança com baixa visão necessita de estimulação visual, por meio de atividades e brinquedos que aproveitem sua visão residual. A intervenção, nesses casos, deve ser precoce, ou seja, desde o nascimento, para despertar na criança o interesse em usar sua visão de maneira eficiente. Com relação ao processo de intervenção e estimulação visual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Adquire habilidades com as mãos, com o corpo e desenvolve os sentidos.
(    ) Reconhece objetos e suas características, textura, forma, tamanho, cor e som.
(    ) As atividades devem ser ampliadas, quando necessário, e ter cores contrastantes.
(    ) Materiais, como chocalhos e pulseiras com guizo, estimulam a visão, audição e o tato.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - V - V.
 b) F - F - F - V.
 c) V - F - V - F.
 d) F - V - F - F.

8. Para incluir o surdo-cego na sociedade, o alfabeto manual é bastante utilizado, o qual pode ser através do toque, em que o intérprete escreve na palma da mão da pessoa, da soletração, ou em alto relevo, conhecido como moon. Para que a comunicação aconteça com sucesso, são necessários alguns cuidados. Sobre esses cuidados, analise as sentenças a seguir:

I- Mantenha-se próximo da pessoa surda-cega para que ela perceba a sua presença.
II- Fale de maneira clara, para que possa escutar sem mais dificuldades.
III- Informe-o quando sair, mesmo que seja por pouco tempo.
IV- Escreva devagar na palma da mão do surdo-cego, utilizando as letras de forma do alfabeto manual.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I e II estão corretas.

9. A funcionalidade ou eficiência da visão é definida em termos da qualidade e do aproveitamento do potencial visual de acordo com os aspectos de natureza orgânica, as condições de estimulação, de ativação das funções visuais, da mediação e orientação adequadas. Neste sentido, pessoas com baixa visão devem utilizar o resíduo visual que possuem e potencializar a visão para planejar ou executar alguma tarefa. Sobre os recursos utilizados pela pessoa com baixa visão, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Lupa de apoio.
(    ) Lupa de pescoço.
(    ) Prancha de leitura.
(    ) Óculos especiais. 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - V - F.
 b) F - V - F - F.
 c) F - F - V - F.
 d) V - F - F - V.

10. O processo de educação e formação dos acadêmicos surdos passou por profundas transformações no decorrer do seu desenvolvimento. Podemos dizer que, em muitos momentos, esse processo foi traumatizante para alguns sujeitos surdos, em virtude de uma imposição ouvintista que privilegiava o oralismo e o treinamento auditivo, não respeitando a sua cultura e língua. A consequência disso foi que os surdos não tiveram uma escolarização efetiva, ocasionando um atraso escolar. Neste sentido, o professor precisa saber as principais metodologias relacionadas ao processo de aprendizagem dos alunos. Associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Oralismo.
II- Comunicação total.
III- Bilinguismo.

(    ) Explorar os resíduos auditivos que o surdo possui.
(    ) Todos os recursos são importantes e indispensáveis para promover a comunicação.
(    ) Defende como a primeira língua a de sinais e a segunda a língua portuguesa.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) I - III - II.
 b) I - II - III.
 c) III - II - I.
 d) II - I - III.
3
Dislike1
User badge image

Kennedy Durckheim Alves Raimundo

oq vc está precisando?

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A inclusão é um conceito teórico do ensino que se refere à forma como a escola deve responder à diversidade . É um termo que surge na década de 90 e visa substituir a integração, até então a dominante na prática. Sua premissa básica é que o sistema escolar deve ser modificado para responder às necessidades de todos os alunos, em vez de os alunos terem que se adaptar ao sistema, integrando-se a ele. A escolha consciente e deliberada da heterogeneidade na escola constitui um dos pilares centrais da abordagem inclusiva.

A educação inclusiva é apresentado como um direito de todos, e não apenas aqueles qualificados como necessidades educacionais decorrentes de uma deficiência. O objetivo é pensar nas diferenças em termos de normalidade (é normal que os seres humanos sejam diferentes) e na equidade no acesso a uma educação de qualidade para todos. A educação inclusiva não apenas postula o direito de ser diferente como legítimo, mas valoriza explicitamente a existência dessa diversidade. Supõe-se que cada pessoa difere da outra de várias maneiras e é por isso que as diferenças individuais devem ser vistas como uma das muitas características das pessoas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais