Buscar

STJ 2018 CESPE - No processo penal, em regra, a competência é definida pelo domicílio ou pela residência do réu;

no entanto, se este endereço for desconhecido, a ação penal será processada no lugar de consumação da infração. Certo ou errado? Justifique.

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

A assertiva está incorreta, pois primeiro a competência é definida observando o local da consumação do crime, porém, não sabendo qual foi esse local aí poderá ser utilizado o critério do domicílio ou residência do réu conforme os artigos 70 e 72 do Código de Processo Penal:

Art. 70.  A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o último ato de execução.

Art. 72.  Não sendo conhecido o lugar da infração, a competência regular-se-á pelo domicílio ou residência do réu.

1
Dislike0
User badge image

Verônica Lima

certo

 

0
Dislike0
User badge image

Yasmim Lôndero Carniel

Questão errada, a fixação de competência no processo penal, em regra, dá-se pelo local em que se consumar a infração (artigo 70 do CPP). Sendo que somente regula-se pelo domicílio ou residência do réu quando não conhecido o lugar da infração.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais