Buscar

quais sao os mecanismos fisiopatologicos das convulsoes e epilepsia

💡 2 Respostas

User badge image

Paulo Victor

Ocorre um estimulo ectópico de alguns grupos de neurônios que se despolarizam, ao se despolarizarem eles emitem esse impulso para os outros neurônios e assim ocorre esse mecanismo em cadeia em todo encefalo! As causas para que ocorra essa estimulação são diversas. Podem ser por alterações na bioquímica dos neurônios daquele foco ectópico ou devido a patologias estruturais, seja ali um tumor, MAV, aneurisma. As pessoas que apresentam convulsões devem realizar um eletroencefalograma (EEG) para simular estimulos que possam desencadear a convulsão ( ex: como estimulos luminosos ), porém não são suficientes para gerar crises. ou para detectar alterações estruturais secundárias como havia dito acima. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Convulsão é um distúrbio dado pela contração muscular involuntária em todo corpo ou em partes, dependendo da região do cérebro envolvida no processo. Quanto a região do cérebro, a convulsão pode ser caracterizada como parcial ou focal quando apenas uma parte do hemisfério cerebral é atingida por descargas de impulsos elétricos desorganizados (esses impulsos que provocam as contrações), ou generalizada, quando os dois hemisférios são afetados.

A epilepsia, por sua vez, é uma síndrome que afeta as células cerebrais também com impulsos desorganizados. Assim, a diferença fundamental entre convulsão e epilepsia é que, enquanto a primeira é provocada por emoções fortes, traumas cerebrais ou causas pontuais, a segunda é uma condição atrelada a alguma doença que se caracteriza pelo agrupamento de células cerebrais com comportamento alterado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais