Buscar

No texto de Iracema A natureza, no texto é decorativa ou há um entrosamento uma harmonia entre a personagem e ela ? Explique

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Iracema é um romance de José se Alencar, publicado em 1865. Conta o romance de Iracema, uma indígena da região do que seria hoje o Ceará, e Martim, um homem branco que chega na região que a personagem inicial vive.

Esse romance é uma grande metáfora para a história do Brasil, principalmente do Ceará (sendo o título substituto “Lenda do Ceará”), com a chegada dos portugueses nas terras brasileiras.

A natureza nesse livro é como um personagem a parte, não sendo apenas decorativo. É demonstrada durante o texto toda a importância da natureza daquelas terras, a importância para os indígenas, e como os mesmos vivem em contato com ela e a conhecem e entendem, sendo a personagem título, Iracema, uma representação dessa natureza em contraponto com a “civilização”, que seria mostrada por Martim.

Assim, a natureza é parte importante da história e “há um entrosamento uma harmonia entre a personagem e ela”.

2
Dislike0
User badge image

Danilo Santana

dfdç,m~s~fsdfsd48j mplr,sfsd fsdfsdg

0
Dislike3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais