Buscar

Oque foi a redemocratizacao ?

💡 6 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A redemocratização, como o próprio nome sugere, é o processo de retorno ao estado democrático e ao estado de direito após o período da ditadura. No Brasil, tem-se um processo de redemocratização após a queda de Getúlio Vargas em 29 de outubro de 1945 e, a partir de 1979, no governo de João Batista Figueiredo, que começa um processo de abertura política para colocar fim a ditadura militar iniciada em 1964. Figueiredo foi o último presidente da ditadura militar. Em 1979, ele reestabelece o pluripartidarismo e em 1984 a população se mobiliza em um protesto que ficou conhecido como “Diretas Já”, exigindo a volta do direito de escolha do governante pelo voto. Não há eleições diretas: Tancredo Neves, com o vice José Sarney, são eleitos por um Colégio Eleitoral. A redemocratização só se efetiva, porém, com a promulgação da Constituição de 1988.
1
Dislike0
User badge image

Leticia Bortolotti

Redemocratização é o processo de restauração da democracia e do estado de direito em países ou regiões que passaram por um período de autoritarismo ou ditadura.
0
Dislike0
User badge image

Lucas Paiva

Período em que a democracia foi revista. Reafirmando alguns direitos específicos e liberdade de expressão.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais