Buscar

Qual a área de atuação do Psicólogo social?

A psicologia é uma ciência secular de difícil apreensão de sua totalidade, tendo em vista as diversas doutrinas e métodos de investigação situando-se no imenso domínio das ciências exatas, biológicas, naturais, humanas e, mais recentemente, na neurociência. Essa diversidade deve-se à variação das práticas psicológicas, que muitas vezes se entrelaçam. Qual a área de atuação do Psicólogo social?

a)Realiza diagnósticos, desenvolvendo e aplicando instrumentos para a identificação do perfil individual e coletivo.

b)Desenvolve ações socioeducativas com pedestres, ciclistas, condutores infratores e outros usuários.

c)Elabora laudos e pareceres psicológicos, relatórios técnicos e científicos e atua como perito em exames de habilitação, reabilitação ou readaptação profissional.

d)Realiza atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários no âmbito da saúde, educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, justiça, segurança e assistência social.

e)Atua como consultor interno/externo, ajudando os processos de grupo e de intervenção psicossocial nos diferentes níveis hierárquicos.

💡 15 Respostas

User badge image

Inglês com Carol Rezende

Letra D é a resposta correta. 

A psicologia social é um dos ramos da Psicologia cujo foco está na análise de indivíduos diante de suas relações uns com os outros. Ela é tida como uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais, e procura identificar traços que conectam o indivíduo a um determinado grupo. O psicólogo social realiza atividades nos mais diversos cenários institucionais e comunitários (sejam eles no âmbito da educação, lazer, saúde, trabalho, meio ambiente, justiça, segurança e assistência social, comunicação social, entre outros…).

5
Dislike0
User badge image

Elton Souza Moreira

psicólogo social representa o profissional com a atribuição de desenvolver ações em âmbitos comunitários, particulares e educacionais, uma vez que atua como um psicólogo em questões que buscam a melhora da qualidade de vida das pessoas (Alternativa D).


O psicólogo social representa uma função bastante contemporânea, mesmo a Psicologia sendo uma Ciência secular. Trata-se de um profissional capacitado para diagnosticar e tratar doenças psicológicas que possam comprometer a qualidade de vida das pessoas.

2
Dislike0
User badge image

Marcelo Kist

Realiza atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários no âmbito da saúde, educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, justiça, segurança e assistência social.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais