Buscar

IMUNO

Um homem de 23 anos de idade vinha apresentando mialgias e febre há 1 semana. Ao exame físico, sua temperatura era de 38,6°C. O paciente apresentava sensibilidade muscular difusa, porém não havia exantemas cutâneos nem dor articular durante a movimentação. Estudos laboratoriais indicaram elevação dos níveis de creatina sérica e eosinofilia no sangue periférico. Constatou-se que havia larvas de Trichinella spiralis nas fibras de tecido muscular esquelético de uma amostra de biópsia do gastrocnêmio. Dois anos depois, uma radiografia do toráx mostrou apenas pequenas calcificações no diafragma. Qual dos seguintes mecanismos imunológicos contribuiu para a destruição das larvas ?
A) Inflamação mediada pelo receptor da região Fc de anticorpos.
B) Lise celular mediada por complemento.
C) Formação de Células Gigantes de Langerhans.
D) Formação de abscesso com neutrófilos.
E) Síntese de leucotrienos em mastócitos.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O mecanismo em questão é a lise celular. A lise é a destruição da membrana de uma célula biológica por físico, químico ou biológico, matar a célula.

Os produtos resultantes dessa desintegração são chamados lisados. A lise ocorre quando uma molécula rompe a membrana celular e causa um influxo maciço de água na célula.

A célula morre estourando como resultado do choque osmótico resultante. A lise é um dos fenômenos envolvidos na digestão e no combate aos agentes infecciosos. Pode ser produzido em laboratório, principalmente pelo uso de detergente ou ultrassom.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa B.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais