Buscar

A andragogia é uma teoria que está voltada para a aprendizagem do adulto.

Contudo, pode acontecer de em situações em que o modelo andragógico não provoque resultados. Na prática, isso significa que os educadores têm a responsabilidade de verificar o que é aplicável em cada situação. Nesse sentido, analise as seguintes situações de aplicabilidade do método andragógico quando os: 

I - aprendizes são realmente dependentes – entram em uma área de conhecimento desconhecida, sem possuir experiência anterior. 
II - alunos não compreendem a relevância de uma área de estudo para as tarefas ou os problemas de vida.
III - educandos precisam acumular certo conjunto de conhecimento especializado, a fim de atingirem um desempenho necessário. 
IV - alunos não sentem a necessidade interna de aprender o conteúdo. 
V - alunos apresentam ao educador suas demandas e situações de vida. 

São exemplos de situações em que o método andragógico NÃO é recomendado:

 

a)III e IV apenas.

 

b)III e IV.

 

c)V apenas.

 

d)I, II, III e IV.

 

e)I apenas.

💡 21 Respostas

User badge image

AV produções

Explicação:d) I, II, III e IV.

RESPOSTA CORRETA

O método convencional, em algumas situações é necessário, principalmente quando: os aprendizes são realmente dependentes – quando entram em uma área de conhecimento desconhecida, sem experiência anterior nesta área; desconhecem relevância de uma área de estudo para as tarefas ou os problemas de vida; precisam acumular certo conjunto de conhecimento especializado, a fim de atingirem um desempenho necessário e não sentem a necessidade interna de aprender o conteúdo.

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A sentença I mostra o caso são de alunos dependentes, que não possuem experiência acerca de um certo tipo de conhecimento, neste caso o método da andragogia não é recomendado.

A sentença II mostra um caso que a andragogia não é recomendada, pois os alunos neste método devem relacionar o conteúdo à vida prática.

A sentença III mostra um caso em que a andragogia também não é recomendada, já que o foco não é construir conhecimento especializado, mas conhecimento geral, amplo e prático.

A sentença IV também mostra um caso onde a andragogia não se aplica, já que este método pressupõe que os alunos queiram aprender e busquem conhecimento.

Por fim, a sentença V explica um caso ideal para se aplicar a andragogia: os alunos mostram suas demandas e conseguem aplicar o conteúdo aos problemas práticos cotidianos.

Assim, a alternativa correta que mostra os casos onde não é possível aplicara andragogia é a letra d) I, II, III e IV.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais