Buscar

so

Com relação à classificação dos sistemas operacionais multiprogramáveis (vários programas utilizando o mesmo recurso) e à maneira com que as aplicações são gerenciadas, analise as questões a seguir e associe as colunas de acordo com a característica de cada sistema:

 

  1. Sistema batch.  
  2. Sistema de tempo real.

3.   Sistemas de tempo compartilhado (time-sharing).

 

( ) Vários programas são executados a partir da divisão de

tempo do processador.

( ) Não interagem com do usuário com a aplicação.

( ) O tempo é o principal parâmetro de funcionamento.

( ) O usuário tem a impressão de que o sistema está totalmente disponível para ele.

( ) O usuário tem a impressão de que o sistema está totalmente disponível para ele.

( ) Os prazos são rígidos na execução das tarefas.

💡 4 Respostas

User badge image

Eric LM Evo

3,1,2,3,2
5
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Sistemas de Tempo compartilhado

Os sistemas deste tipo, também conhecidos como time-sharing*, possibilitam que diversos softwares sejam executados em virtude da divisão do tempo do processador em curtos intervalos, também chamados de fatia de tempo. Caso essa *time-slice não seja suficiente para que o programa seja encerrado com sucesso, ele é interrompido pelo sistema operacional e outro entra em seu lugar, enquanto fica aguardando por um novo fragmento de tempo. O sistema cria individualmente para cada usuário um ambiente de trabalho único, dando a impressão de que todo o sistema operacional está alocado exclusivamente a ele.

Em sua maioria, sistemas de tempo compartilhado permitem a interação dos usuários com o sistema, através de métodos que incluem vídeo, teclado e mouse. Esses sistemas possuem uma linguagem de controle que permite ao usuário comunicar-se sem intermediários com o sistema operacional, por meio de comandos. Em detrimento a isso, é possível verificar dados armazenados em disco ou cancelar a execução de um software. O sistema, geralmente, responde em curtíssimo espaço de tempo à maioria desses comandos.

Em sua maioria, as aplicações comerciais atualmente são processadas em sistemas de tempo compartilhado, pois estas oferecem tempos de respostas aceitáveis a seus usuários e custos mais baratos, em função da utilização dividida dos diversos recursos do sistema.

Sistemas Batch

Os sistemas batch foram os pioneiros no quesito multi programáveis, a serem implementados na década de 1960. Os programas, também conhecidos por *jobs, eram submetidos para execução através de cartões com perfurações de comandos, e armazenados em disco ou fita, onde esperavam o momento de serem processados. Em momento posterior, em virtude da disponibilidade de espaço na memória principal, os *jobs eram executados, produzindo uma saída em mídias.

O processamento batch* tem a característica de não não haver a necessidade de ter uma interação do usuário com a aplicação. Todas as entradas e saídas de dados da aplicação são implementadas por algum tipo de memória secundária, geralmente arquivos em disco. Alguns exemplos de aplicações originalmente processadas em *batch são programas responsáveis por cálculos que envolvem números, compilações, ordenações, backups e todos aqueles onde não há a necessidade da interação com o usuário.

Sistemas de Tempo Real

Os sistemas operacionais de tempo real (real-time)* são implementados de forma parecida aos sistemas de tempo compartilhado. O que diferencia os dois tipos de sistemas é o tempo exigido no processamento dos programas. Enquanto em sistemas de *time-sharing o tempo de processamento pode variar sem comprometer as aplicações em estado de execução, nos sistemas de tempo real os tempos de processamento devem estar dentro de limites pré-estabelecidos, que devem ser estritamente obedecidos, por outro lado, poderão ocorrer problemas irreparáveis.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais