Buscar

.

 
5. Após o Ato Institucional nº 5, instrumento legal promulgado em fins de 1968 que aprofundou o caráter repressivo do Regime Militar brasileiro implantado quatro anos antes, houve um corte abrupto das experiências musicais ocorridas no Brasil ao longo dos anos 1960. Na medida em que boa parte da vida musical brasileira, naquela década, estava lastreada num intenso debate político-ideológico, o recrudescimento da repressão e a censura prévia interferiram de maneira dramática e decisiva na produção e no consumo de canções (NAPOLITANO, 2002). Sobre a música popular na década de 1960, assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: NAPOLITANO, Marcos. A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: resistência política e consumo cultural. In: IV Congresso de la Rama latinoamericana del IASPM, 2002.
  a) Neste período, também surgiu a axé-music com Asa de Águia e Chiclete com Banana.
  b) A Jovem Guarda, movimento de destaque deste período, destaca-se pelas músicas de protesto.
  c) Os festivais de Música Popular Brasileira revelaram importantes nomes, como Chico Buarque e Caetano Veloso.
  d) O regionalismo musical expandiu-se com Alceu Valença e Elba Ramalho.

💡 2 Respostas

User badge image

Jessica Morales Pereira

RESPOSTA C

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O Ato Institucional Número Cinco - AI-5 pode ser caracterizado como o quinto dos dezessete grandes decretos emitidos pela ditadura militar nos anos seguintes ao golpe de Estado de 1964 no Brasil.

Os atos institucionais foram a forma mais alta de legislação durante o regime militar, uma vez que anularam até a Constituição altamente autoritária e foram aplicados sem a possibilidade de revisão judicial.

A AI-5, a mais infame de todos os Atos Institucionais, foi emitida pelo Presidente Artur da Costa e Silva em 13 de dezembro de 1968. Isso resultou na perda de mandatos, intervenções ordenadas pelo Presidente em municípios e estados e também em a suspensão de quaisquer garantias constitucionais que eventualmente resultaram na institucionalização da tortura comumente usada como ferramenta pelo Estado.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa C.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais