Buscar

Por que o citoesqueleto continua sendo importante para as plantas se a parede celular dá forma e sustentação a essas células?

Biologia celular

💡 2 Respostas

User badge image

Agata Sofia Silva

A função do citoesqueleto vai além da sustentação e forma das células, ele contribui para a organização das organelas, contração celular, divisão celular, etc. Cada umas das proteínas do citoesqueleto possui funções específicas que auxiliam nessa organização e estruturação intracelular.
3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O citoesqueleto é uma rede tridimensional de proteínas que fornece suporte interno nas células, organiza estruturas internas e intervém nos fenômenos de transporte, tráfego e divisão celular.

O citoesqueleto é uma estrutura dinâmica que mantém a forma da célula, facilita a mobilidade celular (usando estruturas como cílios e flagelos) e desempenha um papel importante no tráfego intracelular (por exemplo, movimentos das vesículas e organelas) e na divisão celular.

Os microtúbulos e os filamentos de actina são constituídos por subunidades proteicas com forma globular, enquanto os filamentos intermediários são constituídos por proteínas fibrosas e alongadas conformações muito estáveis que resistem à ruptura pela energia térmica do ambiente intracelular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais