Buscar

Factores geológicos que causam problemas geotecnico?

💡 1 Resposta

User badge image

Jhully Rodrigues Costa

Entende-se que o primeiro ponto crucial a ser observado, é quanto aos critérios de qualificação ou classificação dos riscos, que irão hierarquizar as intervenções.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em 1991, conjuntamente com a Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), desenvolveu um critério de classificação de risco, com o objetivo de hierarquizar as intervenções, que foi utilizado até 2001.

A nosso ver o critério deveria ser mantido, pois se trata de uma linguagem apenas subjetiva e qualificativa, e sua alteração faz com que a cultura sobre o assunto seja dificultada, cerceando a evolução. No entanto, entende-se que esta classificação deva ser incrementada, sem a perda da cultura anterior, e sem se “retornar a estaca zero”.

Entende-se que toda situação de risco deverá ser eliminada pelo Poder Público competente, e que o MP cumpra sua obrigação, de implementar ações para que tal risco seja eliminado, com ações imediatas e outras ao longo de um tempo adequado e conveniente.

Desta feita, poder-se-ia num primeiro momento de análise, eximir-se da discussão ou polêmica que possa vir a ser criada, sobre a classificação dos riscos e nos atermos, ao mais importante, que é o estabelecimento de ações de intervenções ao longo do tempo, dentro de uma hierarquização definida por um critério de classificação de risco, que define a variável tempo.

Deve-se compreender, que a classificação de risco seja necessária para priorizar a ação do Poder Público, e portanto, estabelecer um Plano Geral de Intervenção.

Ressalta-se que o termo “eliminação do risco” deva ser entendido como qualitativo. Isto é, um evento de risco sempre apresentará numericamente, uma probabilidade de risco, sendo assim, nunca poderá ser eliminado. Entretanto, o que a sociedade precisa, é ver eliminado o risco ao grau de conhecimento cientifico existente ou disponível.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais