Buscar

Quais são os direitos e deveres básicos e forma de representação legal das pessoas naturais e pessoas jurídicas?

💡 2 Respostas

User badge image

Sérgio Schrapett

Basicamente, todo ser humano é uma pessoa física e as empresas são pessoas jurídicas. Já a PJ é um conjunto de pessoas ou bens criado de acordo com a lei e com uma finalidade – que pode ser administração, prestação de serviços, produção ou comercialização de produtos.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Toda pessoa natural possui personalidade, mas nem toda pessoa pode praticar os atos da vida civil. São chamadas de incapazes as pessoas que necessitam de assistência ou representação de alguém para a prática de tais atos. Entre os 16 e os 18 anos de idade, o indivíduo se amolda à condição de "relativamente incapaz", nos termos do art. 3º, I, CC/02:

Art. 4o  São incapazes, relativamente a certos atos ou à maneira de os exercer:   

I - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;

Nesse período da vida, a pessoa humana não pode exercer quaisquer atos negociais sem assistência dos pais ou responsável legal, sob pena de invalidade. 

Portanto, podemos depreender que, não se tratando de atos negociais, o menor relativaemente incapaz pode praticar quaisquer atos do cotidiano, o que, na prática, se torna um rol bastante estrito. Pegar um ônibus ou pagar por uma corrida de táxi, por exemplo, são atos que o relativamente incapaz pode praticar. 

Quanto às pessoas jurídicas,o Código Civil, em seu art. 52, prevê expressamente a proteção dos direitos da personalidade:

Art. 52. Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade.

É o que ocorre em relação ao direito à integralidade da honra, à privacidade moral, ao nome etc.

 Assim como ocorre com as pessoas naturais em relação ao nome e à figura, às pessoas jurídicas é garantido o resguardo à sua honra, materializado na fama da empresa. Por exemplo: imagine que um jornal afirme levianamente que MARIA cometera um homicídio. Evidentemente, MARIA poderá processar o jornal para retratação e pagamento de indenização por danos morais. Agora, da mesma forma, se esse jornal afirmar que a sociedade empresária ARROZ BRASIL S.A. cometera um crime ambiental, essa empresa também terá seu nome e sua imagem manchados, podendo, igualmente, requerer compensação em virtude dos danos causados.

A vontade humana criadora direcionada para sua formação é requisito essencial de existência da pessoa jurídica. Ela deve ser manifestada através de um ato constitutivo expresso registrado em cartório, em atendimento ao art.45 do Código Civil.

  Art. 45. Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alterações por que passar o ato constitutivo.

A finalidade da constituição de uma pessoa jurídica deve ser pautada pela liceidade de propósitos. Esse é mais um dos requisitos de existência da pessoa jurídica, a licitude do seu objeto.

Por fim, a Constituição Federal deve ser respeitada em seus princípios, inclusive no que diz respeito à criação de pessoas jurídicas de direito privado.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais