Buscar

Nova classificação periodontal?

💡 1 Resposta

User badge image

Syll Camillio


NOVA CLASSIFICAÇÃO DAS DOENÇAS PERIODONTAIS COMO EXEMPLO DE REORGANIZAÇÃO DOS SISTEMAS CONCEITUAL E LINGÜÍSTICO
(NEW CLASSIFICATION OF PERIODONTAL DISEASES AS AN EXAMPLE OF REALIGNMENT OF THE CONCEPTUAL AND LINGUISTIC SYSTEMS)
 
Leda Cecília SZABO (Universidade de São Paulo)
 
 
ABSTRACT:: This paper reports the 1999 proposal of a new classification of periodontal diseases. The substitution of delimiting characteristics, which signal differences between concepts, by modifying conceptual relations, brought changes in the classification of the periodontal diseases with implications in their designations.
 
KEYWORDS: periodontal diseases; delimiting characteristics; concept; designation
 
 
0. Introdução
 
                A realidade exterior só se desvenda ao ser humano através de um esquema conceitual. Segundo Monteiro (1996: 34), “o único discurso possível sobre as coisas em si mesmas, em sentido próprio, está condenado a se restringir à afirmação de que elas existem”. É unicamente através de nosso discurso que temos acesso ao mundo, portanto o homem apreende a realidade semioticamente. Pais (1995:169) caracteriza essa aptidão semiótica da seguinte maneira:
·       capacidade de analisar os dados da experiência, modificar-lhes a pertinência e estruturá-los em universo cultural e universo semiótico;
·       capacidade de engendrar sistemas de significação e construir universos semióticos que sustentem uma visão coerente do mundo;
·       capacidade de produzir, a partir do metassistema conceptual e dos sistemas de significação, discursos concretos em que a visão do mundo é sustentada e re-alimentada.
                O ser humano apreende os objetos do universo natural e do universo cultural através de suas características, reduzindo-os a modelos mentais, através do apagamento dos traços variáveis e retenção dos traços pertinentes. Tais modelos mentais, ou conceitos, agrupados em categorias, de acordo com as propriedades que compartilham, estruturam-se em redes. Lingüisticamente, os conceitos são expressos através de definições e de designações. Conceituar é, pois, “o processo de construção de um modelo mental que corresponde a um recorte cultural e, em seguida, de escolha / engendramento da estrutura léxica que pode manifestá-lo de maneira mais eficaz.” (Barbosa, 2001). Processo dinâmico, a cada ato de fala o sistema lingüístico e o metassistema conceitual são reorganizados.
                Nas linguagens de especialidade, o dinamismo desse processo é artificialmente controlado através da normalização. A Norma Internacional 704 (2000:25-26) estabelece sete princípios para a formação de termos, a saber:
·       transparência, isto é, a visibilidade do conceito através da morfologia do termo;
·       consistência, isto é, a integração dos termos num sistema coerente, correspondente ao sistema conceitual;
·       adequação, princípio segundo o qual um termo deve ser o mais neutro possível, para não induzir a erros ou confusões.
·       economia lin
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais