Buscar

Suponha que você precisa resolver um problema de valor inicial ?

Suponha que você precisa resolver um problema de valor inicial envolvendo uma EDO de 1ª ordem linear e separável. Nesse estudo você pode empregar o método dos fatores integrantes, o método das equações separáveis ou as transformadas de Laplace. Que semelhanças e diferenças você pode identificar entre esses métodos no processo de resolução do problema de valor inicial? Por qual método você resolveria o problema? Por quê?

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

A diferença encontra-se no fato de que a transformação de Laplace geralmente é utilizada quando as funções encontradas na equação já possuem um valor pré determinado. No caso da existência da transformada de Laplace, a diferenciação e a integração no domínio real real correspondem a uma operação algébrica simples no domínio da imagem, o que justifica o significado prático.

Para muitos problemas de valor inicial e de contorno, o domínio do tempo desempenha o papel do domínio original real e o domínio da frequência ou domínio espectral desempenha o papel do domínio de imagem complexo.

Já o método das equações separáveis é usado quando não se tem um valor pré determinado para a equação diferencial. Como consequência, esse método é mais dificultoso, e deve ser usado apenas quando a função pré definida, não tiver um valor conhecido. Sendo assim, para maior facilidade, o método mais indicado a se usar é o da Transformada de Laplace.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais