Buscar

*qual relação existente entre a medula da adrenal e o sistema nervoso simpático.

💡 2 Respostas

User badge image

Maria Eduarda Vianna

Boa noite, 

O sistema nervoso autônomo simpático (SNAS) desempenha suas funções através de fibras nervosas adrenérgicas, ou seja, que secretam norepinefrina (também chamada de noradrenalina), a qual, no caso dessas fibras, começa a ser sintetizada no axoplasma e termina nas vesículas secretórias. Após isso, serão secretadas diretamente para os tecidos que possuem essas fibras pós ganglionares adrenérgicas ligadas, permanecendo por apenas alguns segundos, já que sua captação e difusão pelos tecidos é rápida.

No caso da medula adrenal, os Nn. Simpáticos que fazem essa liberação de norepinefrina no tecido da medula adrenal, estimulam a própria medula adrenal a liberar maior quantidade de norepinefrina e epinefrina no sangue circulante. Essas, têm quase os mesmos efeitos nos diferentes órgãos, comparada à estimulação simpática direta, mas seus efeitos duram de 5 à 10 vezes mais tempo. Desse modo, para o resto do corpo, vai ocorrer uma estimulação dupla, por vias diretas (Nn simpáticos) ou vias indiretas (norepinefrina e epinefrina circulantes provenientes da medula adrenal), de modo que uma pode substituir a outra em caso de falha, sendo essa associação, portanto, vista como compensação ou fator de segurança.

Qualquer dúvida, só falar :)

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A relação que ocorre é que quando o SNA simpático sofre qualquer estímulo,as células cromafins secretam 80% de adrenalina e 20% de noradrenalina, diretamente na corrente sanguínea. A medula adrenal funciona, desta forma, como uma glândula neuroendócrina, tornando a ação simpática mais difusa e prolongada.

Os neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso simpático excretam principalmente noradrenalina, motivo pelo qual a maioria deles é chamada neurônios adrenérgicos. As fibras adrenérgicas nesse caso realizam ligação com o sistema nervoso central à glândula suprarrenal, promovendo aumento da secreção de adrenalina, substância que produz a resposta de "luta ou fuga" em situações de stress.

Todos os neurônios pré-ganglionares são classificados como colinérgicos, tanto os do SNA Simpático como os do Parassimpático, e consequentemente, a medula adrenal, ou substâncias semelhantes a ela, quando aplicadas ao gânglio excitarão tanto os neurônios pós-ganglionares do Simpático como do Parassimpático.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais