Buscar

Quais seriam os resultados dos experimentos de Rutherford, relativos à dispersão de partículas alfa


Respostas

User badge image

Suele Mendes

Com experimento Rutherford notou que a maior parte das partículas alfa atravessava a lâmina(não desviava, nem retrocedia) e as restantes: algumas partículas alfa se desviavam e outras retrocediam.

 Com tudo, Rutherford conclui que garnde parte do átomo seria vazio e ele conteria núcleo pequeno, denso e positivo(diferente de Dalton constatou- átomo seria maçiço).

Esquematizando dispersão das partículas :MAIOR PARTE VAZIA DO ÁTOMO: a maioria das partículas não sofreu alteração de percurso.

NÚCLEO POSITIVO DOS ÁTOMOS DA LÂMINA DE OURO:  as partículas alfas(são positivas também)  ao passar pelo núcleos dos átomos do ouro,desviavam, indicando o tamanho diminuto do núcleo.

AS PARTICULAS ALFA QUE CHOCAVAM DIRETAMENTE COM NÙCLEO: se repeliam e assim poucas retrocediam.

 

Depois se questionou a estabilidade em um núcleo com partículas somente positivas (cargas iguais se repelem).  A resposta mais aceita foi  em 1932: a terceira partícula subatômica, o nêutron.

1
Dislike0
User badge image

Tiago Bezerra

Que o atomo possue nucleo, já que as particulas voltaram, e carga positiva alguns raios foram desviados  

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Rutherford concluiu que a massa do átomo estava concentrada em uma pequena região de cargas positivas que impedia a passagem de partículas alfa. Ele sugeriu um novo modelo no qual o átomo tinha um núcleo ou centro no qual a massa e a carga positiva estão concentradas, e que na zona extra-nuclear estão os elétrons de carga negativa.

Antes de Rutherford propor seu modelo atômico, os físicos aceitaram que as cargas elétricas no átomo tinham uma distribuição mais ou menos uniforme. Rutherford tentou ver como era a dispersão das partículas alfa pelos átomos de uma folha de ouro muito fina. Os ângulos resultantes do desvio das partículas supostamente forneceriam informações sobre como era a distribuição de carga nos átomos. Felizmente, se as cargas fossem distribuídas uniformemente de acordo com o modelo atômico de Thomson, a maioria das partículas atravessaria a chapa fina sofrendo apenas pequenas deflexões, seguindo um caminho aproximadamente reto.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina