Buscar

Considere agora a tabela abaixo:   Considere agora a tabela abaixo: Considere agora a tabela abaixo:     Considere agora a tabela abaixo:

Conforme estudamos, a história do Brasil é marcada por uma educação para poucos e de baixa qualidade para a maioria. Mudar isso requer preocupação com a quantidade, isso é, população atendida, carga horária, e outros parâmetros e também com a qualidade, isso é, com o quanto os alunos realmente aprendem. Desde o final do século XX e ainda mais atualmente há uma preocupação com indicadores de qualidade. O principal deles na educação básica é o IDEB.

 
Considere os mapas abaixo


 Fonte: BRASIL, INEP. RESUMO TÉCNICO. Resultados do índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2005-2015. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/planilhas_para_download/2015/resumo_tecnico_ideb_2005-2015.pdf

 
Considere agora a tabela abaixo:

 

Anos em que a meta foi atingida.

 Fonte: BRASIL, INEP. IDEB - Resultados e Metas . Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultadoBrasil.seam?cid=1387532

 
De acordo com os gráficos e dados podemos afirma que:

   

Os dados mostram melhoria da educação pública até 2011, quando todas as metas foram cumpridas, mas piora dos índices a partir daí.

   

Gráficos mostram melhoria significativa nos anos iniciais do ensino fundamental público, o que não ocorreu na rede privada que não atingiu as metas.

   

Apenas os anos iniciais do ensino fundamental, na rede pública, melhoraram todos os anos. Os demais setores não cumpriram as metas e não apresentaram melhoria.

   

Na média geral do Brasil a educação tem melhorado tanto na rede pública como na rede particular. Entretanto essa melhoria é menor no ensino médio privado e ainda menor no ensino médio público.

   

Os mapas e a tabela são conflitantes, pois enquanto os mapas apresentam melhoria, a tabela mostra estagnação da qualidade do ensino.

💡 2 Respostas

User badge image

Pokémon Go

Aaaaaa
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A educação no Brasil é um tema bastante complicado, cujo melhora pouco é sentida pela sociedade, que ainda não é totalmente atendida em diversas regiões do país, que tem o ensino precarizado, sem professores, sem material adequado para ministração das aulas, dentre outros diversos motivos.

Sendo necessário muitos anos de investimento para ser possível considerar o Brasil um país que oferece uma educação de qualidade para todos os seus cidadãos, sem distinção de renda, por exemplo.

Dessa forma, podemos dizer que a alternativa correta é: "Os mapas e a tabela são conflitantes, pois enquanto os mapas apresentam melhoria, a tabela mostra estagnação da qualidade do ensino".

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais