Buscar

O Formalismo Russo constitui-se em uma importante escola de crítica literária que transformou a maneira como as análises literárias eram feitas at

O Formalismo Russo constitui-se em uma importante escola de crítica literária que transformou a maneira como as análises literárias eram feitas até então. 
A partir deste movimento estabeleceu-se uma sistematização mais detalhada do processo de estudo literário. 
Ele foi um movimento, que se iniciou no começo do século passado, e que trouxe várias contribuições para o estudo da teoria literária, especialmente as poesias. 
Os teóricos russos defendiam que era necessário se criar uma “metodologia científica” para que se pudesse compreender a produção literária poética. Eles possuíam duas premissas fundamentais sobre como a crítica literária deveria ocorrer. 
Primeiramente, a literatura deveria ser compreendida através das características que diferenciam esta manifestação de outros tipos de ações. E a crítica literária deveria privilegiar os aspectos da produção literária em detrimento de outras questões, como moral, estética ou psicologia que possam estar contidos no texto. 
O sistema de análise produzido pelos russos valorizava a observação da linguagem e suas características. Questões como a estrutura do texto, a métrica dos poemas, a sonoridade, as rimas, eram alguns dos temas que era fonte de estudo e questionamento da crítica literária russa. 
Para além das questões técnicas propostas pelos formalistas estes teóricos também refletiram sobre o conceito de arte. 
Qual era a visão de arte para o Formalismo Russo?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Dentro do âmbito artístico um dos conceitos mais importantes desenvolvidos relacionados ao Formalismo Russo foi a morfologia do conto de fadas de Vladimir Propp em 1928 . A divisão entre fabula e enredo é proposta novamente , a primeira caracterizada por uma disposição natural e lógica dos elementos, a segunda realizada a critério do escritor, destacada anteriormente por Sklovskij e Ejchenbaum.

Assim nasce o conceito de função sobre os personagens. O Propp estuda e analisa cerca de 400 contos de fadas da magia russa, esclarecendo como a função da história é independente do personagem e como a ação tem um lugar na história narrada. Deduzimos que a função é obra de um personagem determinado pelo escritor.

Podemos, portanto, distinguir os elementos variáveis , como as características físicas e psicológicas, e os invariáveis , ou a função do personagem em questão.

1
Dislike0
User badge image

Rodrigo Rick

No campo da arte, um dos conceitos mais importantes relacionados ao formalismo russo é a forma do conto de fadas de Vladimir Propp em 1928. A divisão entre contos de fadas e enredos é novamente proposta, sendo que a primeira característica é o arranjo natural e lógico dos elementos, e a segunda fica a critério do autor, o que foi enfatizado anteriormente por Sklovskij e Ejchenbaum.

Portanto, o conceito de função superior do que personagens nasceu. Propp pesquisou e analisou mais de 400 contos de fadas mágicos russos, esclarecendo como os personagens da história são independentes dos personagens e como as ações têm um lugar na história narrada. Inferimos que a função é o trabalho da função determinada pelo autor. Portanto, podemos distinguir elementos variáveis, como características físicas e psicológicas, e elementos invariáveis ​​ou funções de personagens relacionados.

0
Dislike0
User badge image

ELIAS BARBOSA DE SALES GOMES

Formalismo Russo também conhecido como crítica formalista transformou a maneira como as análises literárias eram feitas, a partir deste movimento estabeleceu-se uma sistematização mais detalhada do processo de estudo literário. O sistema de análise produzido pelos russos valorizava a observação da linguagem e suas características tais como a estrutura do texto, a métrica dos poemas, a sonoridade, as rimas presença de repetição, paralelismo, gradação e retardamento.

  Os  formalistas  consideravam  a autonomia  da  obra  de  arte  como  objeto  de  investigação.  

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais