Buscar

Questão Enade

(...). Há alguns meses era difícil imaginar que o sínodo da Amazônia, que começa no próximo domingo no Vaticano e vai até o dia 26, pudesse se tornar uma das assembleias episcopais mais importantes para a definição do papel na Igreja do século XXI. A reunião, pensada como um debate sobre os novos caminhos de evangelização no pulmão do mundo, se transformou em um fórum tão crucial quanto incômodo para a Igreja, por abordar assuntos como o celibato e os direitos dos indígenas. Além disso, exporá de novo o irrelevante papel da mulher na tomada de decisões. O germe deste sínodo surgiu há quase dois anos em Puerto Maldonado, no Peru, quando o Papa viajou a esse país e ao Chile. A Amazônia se encontra hoje, de forma completamente imprevista naquela época, no centro do debate político, social e ambiental do mundo. Mas o interesse de Francisco pela ecologia marca todo o seu Pontificado e já tomou corpo teológico através da encíclica Laudato Si (...).A proposta, entretanto, incomoda especialmente o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que o considera uma ingerência na soberania nacional. “Respeitamos a soberania do Brasil. Mas a Igreja também está na Amazônia”, advertiu o cardeal Cláudio Hummes, presidente da Rede Eclesiástica Pan-Amazônica (REPAM) e participante do encontro (...).

 

VERDU, Daniel. Sínodo na Amazônia testa potencial de abertura da Igreja Católica. El País Brasil, 4 out. 2019. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/14/internacional/1550183671_937782.html>. Acesso em: 10 out. 2019.

 

 

O Sínodo dos Bispos para a região Pan-amazônica, previsto para ocorrer em Roma, entre os dias 10 e 27 de outubro de 2019 apresenta uma agenda polêmica, que promete provocar a reação contrária de uma ala mais conservadora da Igreja Católica.

 

Assinale a alternativa que apresenta as principais temáticas controversas a serem debatidas no Sínodo da Amazônia.

 

 

Estado laico, homossexualidade, questão do aborto, direito dos imigrantes e nacionalismos

 

globalização, pós-modernidade, juventude e empreendedorismo 

 

ecumenismo, tolerância religiosa, diálogo inter-religioso e renovação carismática

 

meio ambiente, direito das comunidades indígenas, participação feminina e ordenação de homens casados

 

racismo, desarmamento, violência policial e direitos humanos

💡 3 Respostas

User badge image

Renan Duarte

Texto legal
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O Sínodo dos Bispos para a região Pan-amazônica, que ocorreu em Roma, entre os dias 10 e 27 de outubro de 2019, foi pensada como maneira de promover um debate sobre os novos caminhos da evangelização no pulmão do mundo, que é a Amazônia, se transformou na verdade em um fórum extremamente importante, mas ao mesmo tempo incômodo para a Igreja, devido ao fato de abordar diversos assuntos como o celibato e os direitos dos indígenas e além disso, expôs novamente o irrelevante papel que a mulher tem nas tomadas de decisões.

Dessa forma, a alternativa correta, que apresenta os assuntos tratados nessa reunião é: "meio ambiente, direito das comunidades indígenas, participação feminina e ordenação de homens casados."

0
Dislike0
User badge image

TECNICO ENFERMAGEM

Gostei do texto
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais