Buscar

Como ocorre o processo de vasodilatação arteriolar?

💡 2 Respostas

User badge image

loly

Quando o corpo está em um meio com a temperatura muito baixa, provoca a contração dos vasos sanguíneos, ou vasoconstrição, resposta mediada pelo sistema nervoso. Em seguida, ocorre o processo de dilatação dos vasos, ou vasodilatação. A exposição ao calor provoca vasodilatação.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A vasodilatação ocorre pelo relaxamento do músculo liso localizado na parede dos vasos sanguíneos, esse relaxamento aumenta o raio do lúmen dos vasos e permite aumentar o fluxo sanguíneo. O músculo liso da parede vascular responde a diferentes estímulos, incluindo o sistema nervoso autônomo , substâncias secretadas pelas células inflamatórias e numerosos medicamentos.

A principal função fisiológica da vasodilatação é aumentar o fluxo sanguíneo que atinge um órgão ou tecido. Por exemplo, a vasodilatação das artérias cerebrais aumenta a chegada de sangue ao cérebro e a vasodilatação das artérias coronárias aumenta o fluxo sanguíneo para o coração. Como conseqüência da vasodilatação, pode ocorrer uma diminuição da pressão arterial quando ocorre no território arterial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais