A maior rede de estudos do Brasil

A estrutura física dos materiais sólidos depende fundamentalmente do arranjo estrutural de seus átomos, íons ou moléculas.

A grande maioria dos materiais comumente utilizados em engenharia particularmente os metálicos, exibe um arranjo geométrico de seus átomos bem definido, constituindo uma estrutura cristalina. 
 
Sobre o tema abordado no texto, são feitas as seguintes afirmações:
 
I. Um sólido, composto por átomos desordenados são classificados como sólidos reticulados. 
II. Um sólido, composto por átomos organizado em um arranjo perfeitamente organizado é classificado como sólido cristalino. 
III. A condutividade elétrica de sólidos metálicos ocorre devido à presença de elétrons livres.
 
É correto o que se afirma em

   

(  ) a) III, apenas.

   

(  ) b) I, apenas.

   

(  ) c) I, II e III.

   

(  ) d) I e II, apenas.

   

(  ) e) II e III, apenas.

Química Geral I

ANHANGUERA EAD


4 resposta(s)

User badge image

Alexandre Vianna

Há mais de um mês

Resposta Correta: (e) II e III, apenas

Resposta Correta: (e) II e III, apenas

User badge image

Camila Assis

Há mais de um mês

Analisando as afirmações, temos:

I. Um sólido, composto por átomos desordenados são classificados como sólidos reticulados. (Errada, sólidos amorfos são compostos por átomos, moléculas ou íons que não apresentam uma ordenação de longo alcance. Podem apresentar ordenação de curto alcance.
II. Um sólido, composto por átomos organizado em um arranjo perfeitamente organizado é classificado como sólido cristalino. (Correta, são compostos por átomos, moléculas ou íons arranjados de uma forma periódica em três dimensões. As posições ocupadas seguem uma ordenação que se repete para grandes distâncias atômicas (de longo alcance).
III. A condutividade elétrica de sólidos metálicos ocorre devido à presença de elétrons livres. (Correta, A existência de elétrons livres confere à estrutura cristalina dos metais propriedades características como: Boa condutibilidade elétrica e térmica)

Gabarito: letra E

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes