Buscar

Explique cada Indice e de um exemplo.

  1. Índice de liquidez Geral.

 

  1. Índice de liquidez Corrente.

 

  1. Índice de liquidez Seca.

 

Além de calcular os referidos índices, você deverá: I – Evidenciar a fórmula utilizada para cada índice.

  1. – Demonstrar o cálculo de cada índice a partir da utilização das informações evidenciadas nas demonstrações financeiras apresentadas.

 

  1. – Fazer uma breve análise sobre os resultados encontrados em cada índice.

 

💡 3 Respostas

User badge image

Luiz Fabio Batista Margarida

O que é índice de liquidez?

Um índice de liquidez é uma maneira de mensurar quantitativamente o quão fácil é de um bem se transformar em dinheiro. Os índices de liquidez mais comuns, e que serão abordados aqui, são:

  • liquidez geral
  • liquidez corrente
  • liquidez seca
  • liquidez imediata

Índice de liquidez geral

O índice de liquidez geral revela a liquidez de longo prazo da empresa.

Sendo LG o índice de liquidez geral; AC o ativo circulante; ARLP o Ativo Realizável a Longo Prazo; PC o passivo circulante; e PNC o Passivo não circulante.

O ARLP compreende itens como duplicatas a receber de longo prazo, IR a recuperar, aplicações financeiras de longo prazo.

Não considera todo o ativo total porque existem itens no ativo que não serão convertidos em dinheiro, nem mesmo a longo prazo, como por exemplo: investimentos, imobilizado e intangível.

Nota: eventualmente a empresa pode sim vender seus ativos de longo prazo e transformá-los em dinheiro, porém, esse não é um procedimento diário, que faça parte das atividades operacionais da empresa. Por isso, para fins de análise de liquidez desconsidera-se os ativos do grupo "ativo permanente".

Índice de liquidez corrente

Um dos índices mais utilizados, mede a capacidade de pagamento de curto prazo da empresa:

É essencial que o índice de liquidez corrente seja pelo menos superior a "1", de forma geral. Porém, não é bom que a empresa mantenha muito excesso de caixa ou um elevado valor na conta estoque, pois ela deve utilizar estes recursos para financiar suas operações e não para manter em caixa ou paralizado em estoques excessivos.

Por isso, há um trade-off que as empresas enfrentam entre manter-se líquida ou aumentar seus investimentos em ativos menos líquidos, mas que poderão aumentar a rentabilidade da empresa.

O que seria um índice de liquidez corrente aceitável?

  • Depende do setor, mas em geral seria em torno de 2;
  • Quanto mais previsíveis são os fluxos de caixa, menor será a LC;
  • Por exemplo, uma empresa concessionária de serviços públicos possui fluxos de caixa altamente previsíveis, logo poderá trabalhar com um menor índice de liquidez corrente (LC).

Curso Mercados Financeiros e Investimentos

Suas decisões financeiras de HOJE definirão como você estará amanhã!
Faça sua matrícula agora mesmo!

DETALHES

Índice de liquidez seca

Semelhante ao índice de liquidez corrente, o índice de liquidez seca diferencia-se por por excluir os estoques:

Esta análise não faz muito sentido se a empresa não trabalha com estoques relevantes, como por exemplo, empresas de serviços ou de tecnologia.

Mas, se a empresa trabalha com estoques valiosos é interessante retirá-los na análise da liquidez. Tirar o estoque da análise significa desconsiderar a possibilidade de não vender os produtos acabados.

Índice de liquidez imediata

É um índice de liquidez considerado conservador. Ele leva em conta apenas o disponível da empresa e o compara com o passivo circulante. É expresso como segue:

O índice de liquidez imediata considera o caixa e os equivalentes de caixa (disponível) e sua relação com o passivo circulante (PC). Reflete a capacidade de pagamento da empresa apenas com aquilo que já é dinheiro ou é convertido em dinheiro de forma extremamente rápida (equivalentes de caixa, que representam aplicações de curto prazo com resgate em até 90 dias).

Dificilmente esse índice será maior que "1" na prática. E nem é necessário que seja.

Conclusão

Os índices de liquidez expressam a capacidade de pagamento de uma empresa por meio de medidas quantitativas. É essencial que a empresa controle sua liquidez. Porém, índices muito elevados de liquidez podem indicar que a empresa está tendo dificuldades em aplicar seus recursos em suas atividades operacionais, que poderão melhorar a rentabilidade da empresa no médio / longo prazo.

3
Dislike0
User badge image

george nunes

– Fazer uma breve análise sobre os resultados encontrados em cada índice.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O índice de liquidez seria um resumo dos principais indicadores contábeis empresariais, que tem como principal objetivo demonstrar a disponibilidade de capital da empresa para quitar os seus compromissos pendentes.

O indície de liquidez corrente
\((ILC)\)
é calculada através da equação abaixo:

O índice de liquidez seca
\((ILS)\)
, que exclui os estoque. Para seu cálculo emprega-se a equação abaixo.


\[\boxed{ILS = \dfrac{{\left( {{{Ativo\ circulante}} } \right)}}{{\left( {{{Passivo\ circulante}} } \right)}}}\]

O índice de liquidez seca
\((ILS)\)
em comparação com o corrente, exclui os estoque. Para seu cálculo emprega-se a equação abaixo.


\[\boxed{ILS = \dfrac{{\left( {{{Ativo\ circulante}} - {{Estoques}}} \right)}}{{\left( {{{Passivo\ circulante}} } \right)}}}\]

O índice de liquidez geral
\((ILG)\)
tem o objetivo de fornecer uma visão da solvência da empresa a longo prazo e, por essa adiciona os direitos e as obrigações da empresa para um prazo maior. Seu cálculo se dá através da equação abaixo:


\[\boxed{ILG = \dfrac{{\left( {{{Ativo\ circulante}} + {{Realizavel\ a longo prazo}}} \right)}}{{\left( {{{Passivo\ circulante}} + {{Passivo\ nao circulante}}} \right)}}}\]

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais