Buscar

Existe perempção na ação penal privada subsidiária da pública?

💡 2 Respostas

User badge image

eliza alves

No processo penal, a perempção resulta da inércia do querelante no curso da ação penal privada, impedindo a demanda de prosseguir, acarretando a extinção da punibilidade do querelado. Note-se que a perempção apenas se aplica à ação penal privada exclusiva, e não na subsidiária à pública.

 

Art. 60 do CPP

Art. 107, IV do CP

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A perempção de pena ocorre quando o querelante (ou seja, aquele que fez a queixa de um crime), para de ter ações, fica inerte, fazendo a possibilidade de punibilidade do querelado (o réu) ser extinta. As causas dessa perempção são descritas no artigo 60 do Código de Processo Penal Brasileiro.

A perempção só ocorre quando o processo é de ação penal privada, sendo assim, quando um cidadão entrou com queixa contra outro ou contra uma entidade por conta própria. Quando a ação é do ministério público, não ocorre essa preempção.

Assim, segundo interpretações, quando a ação penal privada é subsidiária da pública, ou seja, quando a vítima entra com uma ação penal, em caso de ações públicas que o ministério público não fez a denuncia no prazo legal, e que assim a titularidade desse processo não é a vítima, a perempção não deve ocorrer.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais