Buscar

1.De que forma o pH regula a respiração?

💡 2 Respostas

User badge image

Cedinho chite amine Nhenga

A respiração é controlada automaticamente por um centro nervoso localizado no bulbo. Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais). Os sinais nervosos são transmitidos desse centro através da coluna espinhal para os músculos da respiração.
2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O pH é a sigla potencial hidrogeniônico e consiste em uma escala que varia entre zero e quatorze que avalia o grau de acidez ou basicidade de uma solução. Nesse sentido, vale citar que quanto mais próximo de 14 mais básico é a solução e quanto mais próximo de 0 mais básico é a solução. O pH 7 é considerado neutro. Para exemplificar, vale dizer que o pH é de vital importância para o bom funcionamento das células, uma vez que as mesmas carecem de um equilíbrio químico entre os ácidos e bases dos meios intracelular e extracelular chamados de fluidos corporais. Nesse contexto, o pH do sangue humano deve ser ligeiramente alcalino entre 7,35 e 7,45. Sobre seu cálculo, tem-se que:


\[\boxed{{{pH}} = - {{\log }_{10}}\left[ {{{{H}}^ + }} \right]}\]

Visto isso, a respiração regula o pH sanguíneo a medida que controla a concentração do íon hidrogênio no sangue e a quantidade de gás carbônico. Mais precisamente, maiores taxas de \({H}^+\) baixam o pH, isto é, o tornam ácido. Por sua vez, maiores níveis de \({CO}_2\) aumentam o pH.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais